O lugar é uma categoria de análise geográfica que para Yi-Fu Tuan (1983), é marcado por três palavras-chave, a saber: percepção, experiência e valores. Os lugares guardam e são núcleos de valor, por isto podem ser totalmente apreendidos através de uma experiência total englobando relações íntimas, próprias (insider) e relações externas (outsider). Nesse sentido, o lugar diz respeito a significação que o indivíduo agrega aquele espaço. No cenário escolar, o lugar é para o grupo social uma junção de experiências, seja para o corpo docente, funcionários, alunos e pais e/ou responsáveis, sendo estas boas ou desagradáveis. Segundo Yi-Fu Tuan (1974), essas experiências podem ser subdivididas em duas categorias: Topofilia e Topofobia. A topofilia corresponde ao elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico e, a topofobia compreende a aversão entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico. Isto posto, neste trabalho iremos ater a classificação topofóbica do âmbito escolar. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica sobre temáticas relacionadas a categoria de análise geográfica lugar. Para Coelho e Guimarães (2012), a instituição escolar pode ser compreendida e produzida como espaço da organização e sistematização da experiência imediata dos alunos, da socialização do saber sistematizado, da transmissão de informações e habilidades, da preparação destes para a vida moderna. No entanto, as experiências que muitos educandos vem adquirindo no decorrer de seus processos formativos, despertam uma rejeição ao lugar/escola, pelo fato de suas experiências serem ruins. De acordo com, Vechi (2012), o bullying é o ato de violência física ou verbal, que pode causar consequências que vão desde o âmbito emocional até consequências na aprendizagem, devido ocorrerem nos espaços escolares. Em decorrência do bullying podem surgir outros problemas, por exemplo, o aluno que foi vítima deste ato talvez venha a demonstrar revolta e buscar por retaliação, acarretando nos atentados, fato este ocorrido atualmente. Além da frustação que alguns alunos passam por conta de dificuldades de aprendizado e vê a escola como uma ambiente de tortura. Outro problema seria o topocídio que para Yi-Fu Tuan (1983), é a destruição que o homem efetua sobre as paisagens naturais e culturais. O péssimo estado de conservação das salas de aula e de toda a estrutura educacional, com pichações nas carteiras e paredes, lixos descartados no chão e a precariedade na manutenção devido as baixas verbas, são exemplos de “topocídio” (BERTAPELI, 2012). Assim, estes fatores, juntamente a diversos outros, levam os alunos a terem repulsa do ambiente escolar, ocasionando impedimento ao desejo de frequentar a instituição, contribuindo para evasão escolar.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica