EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA: PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS NO PERIODO 2013 - 2021

  • Autor
  • Lizandro da Conceição Costa Melonio
  • Co-autores
  • Edson Crisostomo dos Santos
  • Resumo
  • A Educação Financeira escolar tem a potencialidade de contribuir com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes no âmbito da Educação Básica, bem como com a interdisciplinaridade, visto que se conecta com uma diversidade de temas integradores, tais como sustentabilidade, direitos humanos e tecnologias, que se articulam com a Matemática, Linguagem, Ciências da Natureza e Humanas, dentre outras. Na perspectiva da Matemática Financeira, a Educação Financeira tem um intuito formativo direcionado a um compromisso educacional (CUNHA &; LAUDARES, 2017), constituindo-se em uma área de grande importância tanto para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática quanto na vida das pessoas e das organizações. Este estudo se refere a um mapeamento realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações-BDTD no período de 2013 a 2021. Objetivo: analisar a produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu desenvolvidos no Brasil nos anos de 2013 a 2021, centrada em Educação Financeira e Matemática Financeira. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa em desenvolvimento realizada por meio do estado do conhecimento, na qual a análise de dados está centrada na análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Resultados: Foi possível observar que o maior número de defesas de dissertações ocorreu na região Sudeste; em contrapartida, a região Norte se concentra a menor quantidade de publicações brasileiras relacionadas ao objeto de estudo desta pesquisa. No que se refere às Instituições, há uma predominância de dissertações produzidas em instituições públicas de Ensino Superior ((78,95%), ressaltando-se que 81,48% dessas produções foram realizadas em programas de mestrado profissional, sendo que 51,85% dessas dissertações foram defendidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Nos primeiros quatro anos do período pesquisado houve um aumento de produções de dissertações relacionadas à Educação Financeira. Entretanto, constatamos que nos últimos dois anos, que coincidiram com a pandemia doCOVID-19, houve apenas uma defesa em 2020 e nenhum registro sobre a temática deste estudo foi encontrado na BDTD em 2021.

  • Palavras-chave
  • Educação Financeira; Matemática Financeira; Produções científicas da Pós-Graduação Stricto Sensu
  • Área Temática
  • Educação matemática
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