PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
Introdução
O presente trabalho relata a experiência vivenciada em uma disciplina de Mestrado em Educação denominada “Tópicos Especiais em Saberes e Prática Educativas: Paulo Freire na Formação de Professores”.
Evidenciamos na prática da professora, aspectos relevantes como a dialogicidade, a reflexão, a autonomia e a conscientização, constituindo-se dessa forma, importante referência para a práxis docente na perspectiva freireana.
A principal referência teórica para este relato é o conceito de práxis e a obra Pedagogia da Autonomia escrita por Paulo Freire e publicada em 1996.
De acordo com o Dicionário Paulo Freire, a práxis:
Trata-se de um conceito básico que perpassa toda a obra de Paulo Freire. É indissociável do pensamento, da análise e da compreensão do papel da educação na sua globalidade. Está intimamente ligado aos conceitos de dialogicidade, ação-reflexão, autonomia, educação libertadora, docência. (ROSSATO, 2010, p.574)
A práxis é o eixo estruturante, fio condutor, por meio dela é possível promover o movimento dialético entre a teoria e a prática através da “ação – reflexão – ação”, essencial ao exercício da docência. Pois a teoria e a prática não podem se dissociar. É no exercício da práxis autêntica que fazemos a intervenção no mundo.
Vivenciando a práxis freireana
As aulas desta disciplina formaram um espaço de posicionamento crítico, escuta atenta e respeito às vivências dos (as) estudantes de forma dialógica, materializando desta forma o saber ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. Nesse contexto, Paulo Freire (2021, p.32) ressalta a importância de “discutir com os alunos a realidade concreta” e as implicações políticas e ideológicas dos dominantes.
O saber ensinar exige consciência do inacabamento foi evidenciado na práxis da professora, por meio de sua ousadia ao adaptar as aulas à turma, uma “aventureira” responsável, disposta à mudança e à aceitação do diferente (FREIRE, 2021, p.49), sem reproduzir fórmulas e estratégias pré-concebidas, sempre fundamentada pela rigorosidade metódica e a pesquisa, saberes igualmente necessários à prática educativa.
Nesta perspectiva, a professora corporificou a práxis freireana, promovendo um autêntico espaço de ação e reflexão.
As aulas provocavam os (as) alunos (as) a acreditarem no ser humano, a compreender o potencial transformador em cada sujeito e realidade. Esse posicionamento nos remete ao saber ensinar exige a convicção de que a mudança é possível (FREIRE, 2021, p.74).
Em uma disciplina voltada para a formação docente, pautada no referencial freireano este é um saber fundamental, pois é essencial saber “Em favor de que estudo? Em favor de quem? Contra que estudo? Contra quem estudo?” (FREIRE, 2021, p.75)
A denúncia e o anúncio sempre estiveram presentes nos diálogos das aulas, nos encorajando à mudança, à não aceitação da realidade imposta. Sobre isso, Freire afirma que “A mudança do mundo implica a dialetização entre a denúncia da situação desumanizante e o anúncio de sua superação, no fundo, o nosso sonho” (2021, p.77). Pois não basta a crítica e a rebeldia, é preciso a ação para provocar a transformação.
Considerações finais
De forma geral, as aulas foram permeadas pelo diálogo, criticidade, problematizações, exercício da democracia e criatividade.
O estudo da obra Pedagogia da Autonomia e a disciplina permitiram vislumbrar a importância de estudar e compreender o pensamento de Paulo Freire como contribuição para a formação docente. Sua visão e ações no campo político, social e educacional são essenciais para que os (as) professores (as) sejam verdadeiros (as) agentes de transformação social.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica