PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO RP/UNIMONTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ATIVIDADES PREPARATÓRIAS E SUA ARTICULAÇÃO COM CONTEXTO: POVOS INDÍGENAS NO BRASIL – OS XAKRIABÁS’

  • Autor
  • Consuelo Fonseca Soares Gonçalves
  • Co-autores
  • José França Neto , Jéssica Thais Aguiar Silva
  • Resumo
  •  

    Este resumo trata-se do resultado de uma prática realizada no Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em uma escola estadual do município de Montes Claros-MG, onde foi proposto pelo professor regente da turma do 5º ano dos anos inicias do Ensino Fundamental (EF), conforme planejamento semanal coletivo, trabalhar com o Livro Didático (PNLD – Programa Nacional do Livro e Material Didático), a partir do componente curricular de História, em consonância com a habilidade EF05HI01 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a seguinte unidade temática: “Povos Indígenas do Brasil”.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Fundamental, Práticas de Ensino, Interdisciplinar, Povos Indígenas, Xakriabá
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica