EDUCAÇÃO INFANTIL: aproximações iniciais com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação( TDICs)

  • Autor
  • GUIOMAR DAMASIO SILVA DOS REIS
  • Resumo
  • Resumo

    Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa sobre a organização do ensino-aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais de Informação (TDICs) no contexto da Educação Infantil coma crianças de 04 a 05 anos.  O problema de pesquisa busca responder como as TDICs são usadas pelo professor da Educação Infantil para organizar o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de uma pesquisa de campo realizada em duas escolas da rede municipal ambas na cidade de Pirapora/ MG. As conclusões, ainda que parciais, indicam que é necessário incorporar as tecnologias como mediadoras no processo de ensino-aprendizagem infantil para potencializar a aprendizagem de forma significativa

  • Palavras-chave
  • : educação infantil, tecnologias digitais de informação e comunicação, formação de professores.
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica