A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIMONTES ACERCA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA.

  • Autor
  • Huagner Cardoso da Silva
  • Co-autores
  • Liliane Campos Machado
  • Resumo
  • Resumo Simples

    A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIMONTES ACERCA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA.

    Huagner Cardoso da Silva

    Professor da Unimontes.

    Doutorando em Educação pela UnB

    huagner.cardoso@unimontes.br

    Liliane Campos Machado

    Professora da UnB

    lcmpedagogia@gmail.com

     

     

    Palavras-chave: Educação, Formação de professores; Inovação Pedagógica; Prática Educativa.

     

    RESUMO:

     

    A presente proposta de investigação pretende analisar se os docentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, adotaram propostas de inovação pedagógica durante o período de isolamento social e de aulas no sistema remoto como consequência da pandemia do Coronavírus. Esperamos ainda, identificar se a pandemia oportunizou uso e aplicabilidade de inovações tecnológicas durante este período e quais destas práticas permanecem após o retorno das atividades presenciais; entender os desafios enfrentados pelos docentes do curso, quais as principais dificuldades do corpo docente, quais as alternativas propostas pela instituição e as consequências da pandemia para a formação de professores. O trabalho se fundamenta nas ideias de Tardif (1999) que analisa a questão dos saberes profissionais e a sua relação na problemática da profissionalização do ensino e da formação de professores; Nos conceitos de Saviani (1996, p. 147) que afirma que   o processo educativo é um fenômeno complexo e que os saberes nele envolvidos também o são. Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de ‘saberes’: o atitudinal, o crítico-contextual, os específicos, o pedagógico e o didático-curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação; Por fim, no conceito de Masetto (2000), que define inovação educacional como uma prática que nunca começa do zero, modifica concepções e organizações curriculares como resultado das decisões do grupo, formas de ensinar e aprender, materiais curriculares, processo de avaliação e técnicas avaliativas, orientação e acompanhamento dos alunos, sendo que a inovação terá maiores possibilidades de ser levada à frente pelos professores se partir deles e vier responder às suas necessidades. O autor afirma que “defende como inovação as mudanças no ensino superior que procuram traduzir na vida das instituições as reflexões atuais sobre concepções intrínsecas que estão repensando o ensino superior e seu papel ou sua missão em nossos tempos” (p. 24). Pretendemos desenvolver a análise dos dados numa perspectiva mista. Os procedimentos de investigação serão o bibliográfico e a pesquisa de campo, com abordagem direta aos sujeitos envolvidos, através de entrevista semi-estrutura. Os pesquisados serão os professores do curso em análise e os acadêmicos matriculados e frequentes durante a pandemia, escolhidos conforme critérios amostrais. A pesquisa se encontra na fase de revisão de literatura, no primeiro semestre de 2023. Esperamos que a pesquisa possa contribuir para propostas de ensino que possam se adequar às novas realidades impostas à sociedade no pós-pandemia, bem como propor mudanças no curso de Pedagogia da Unimontes e na formação superior de professores. Este trabalho se enquadra na Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), na instituição formadora. 

     

    Referências:

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  • Palavras-chave
  • Educação, Formação de professores; Inovação Pedagógica; Prática Educativa.
  • Área Temática
  • Formação de professores.
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