Esta comunicação apresenta um projeto vinculado à Revista Educação, Escola & Sociedade, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros. A Revista Educação, Escola & Sociedade do PPGE, está inserida na área de Educação e tem como objetivo colaborar para a construção e socialização de pesquisas relacionadas aos aspectos epistemológicos, políticos, antropológicos, e filosóficos da área, e de áreas correlatas. O projeto busca levantar informações para melhor atuação e desenvolvimento da Revista, como melhora na classificação Qualis, como melhor intercâmbio com outras revistas da área, com diferentes programas e elaborando produções temáticas, sobretudo aquelas relacionadas à educação para as relações étnico-raciais. Procurando inventariar, para posterior análise, as temáticas específicas já publicadas, as diferentes localidades de publicação, os modos como as autoras e os autores souberam da revista para publicação, as áreas de atuação das pessoas que publicaram, e os modos de contato com as pessoas que já publicaram, entre outras informações pertinentes para esse tipo de estudo, o projeto procura, ainda, inventariar as diferentes revistas da área de Educação, para construir relações de colaboração com essas revistas, para que essa interlocução possibilite aprendizados e trocas de informações, que serão relevantes não só para o desenvolvimento da Revista Educação, Escola & Sociedade, mas, também, para o desenvolvimento de pesquisas e ações no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes.
Referências
ARAÚJO, Carlos A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão. 2006; 12(1)11-32.
FIGUEIREDO, F. B. História da África. Parte integrante do Curso de Formação para Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras. Brasília: Ministério da Educação. Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Salvador: Centro de Estudos Afro Orientais, 2011.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa - tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, p. 20-29, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
GOMES, J. B. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012.
GOMES, N. L. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
SILVA, A. C. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: CEAO/CED, 1995.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica