Percepções e Aprendizagens no Contexto de Estágio Obrigatório Supervisionado no Segundo Semestre de 2022

  • Autor
  • Maria Caroline Ferreira Santos
  • Co-autores
  • Danielle Ferreira de Souza
  • Resumo
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    Tendo em vista o papel essencial da atuação em sala de aula no desenvolvimento profissional e pessoal do futuro professor, o presente relato de experiência tem como objetivo apresentar as principais características, observações e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular obrigatório. Os anos iniciais observados foram 6° anos e 7° anos da Escola Estadual Antônio Figueira, situada na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.

    Nos cursos de Licenciatura, o estágio supervisionado também está presente, uma vez que a vivência em sala de aula é fundamental. Afinal, estamos falando de graduações que preparam e formam profissionais para atuarem na educação, que contribuirão com a formação de cidadãos. 

    A fase de observação em sala de aula aconteceu, durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, sendo distribuídas em turmas de 6° anos e de 7° anos do Ensino Fundamental II. Durante a observação, diferentes atividades foram desenvolvidas pelo professor responsável, incluindo atividades avaliativas, correções e discussões envolvendo o material didático.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio, observação, aprendizagem, prática escolar.
  • Área Temática
  • Formação de professores.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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