A EDUCAÇÃO BÁSICA, OS POVOS ORIGINÁRIOS E A HERANÇA CULTURAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA DO PIBID.

  • Autor
  • Hanna Xavier Soares Silva
  • Co-autores
  • Jonice Dos Reis Procópio
  • Resumo
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    Este trabalho consiste em um relato de experiência da aplicação de uma oficina na Escola Estadual  Irmã Beata por alunos do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Montes Claros, integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência). A Oficina objetivava trabalhar a diversidade cultural dos povos Originários, a importância da data 19 de abril e a mudança de nomenclatura ‘Dia do Índio’ para ‘Dia dos Povos Indígenas’ Proporcionando  os estudantes das turmas participantes do PIBID, alunos do 6º ano, 7º ano e 8º ano do Ensino Fundamental II, a ampliação de seu repertório, bem como, desconstruir preconceitos em torno do tema. Apresentando a eles de através de tempestade de ideias, exposição oral e imagética diferentes etnias indígenas, trabalhando sua organização, cultura e costumes, em seguida, realizamos uma gincana com jogos herdados das culturas indígenas. Alicerçando-se na Pedagogia Histórico Crítica (SAVIANI, 2005) relacionando os jogos e a herança cultural dos povos, ressaltando a importância histórico-social de estudá-los. Por meio das metodologias utilizadas objetivamos identificar os conhecimentos prévios dos alunos e incentivar o gosto e importância do estudo da História. Dessa forma, reforçarmos a importância dos povos originários na construção de uma identidade nacional brasileira, bem como, abordarmos sua diversidade cultural, suas lutas e ideais. Demonstrando a importância da produção de conhecimento histórico para nosso país. Os resultados foram expressos nos cartazes produzidos durante a tempestade de ideias (brainstorm), e após a exposição oral, dessa forma podemos acompanhar, positivamente, o que os alunos tinham de conhecimento prévio e quanto eles conseguiram absorver.

  • Palavras-chave
  • Povos Originários, PIBID, Educação básica, Herança cultural
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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