O conhecimento de conteúdo do professor de Matemática: Influências na prática de ensino da geometria plana nos anos finais do ensino fundamental.

  • Autor
  • Kleber Conceição da Silva
  • Resumo
  •  

     A pesquisa O conhecimento de conteúdo do professor de Matemática: Influências na prática de ensino da geometria plana nos anos finais do ensino fundamental, está objetivada em responder tais questões como: Como se define o conhecimento do professor de Matemática? Quais as relações de convergência entre o conhecimento de conteúdo e o conhecimento matemático para o ensino? Qual(is) o(s) melhor (es) conhecimentos o Professor de Matemática precisa para a sua eficácia na prática de ensino?  A pesquisa se justifica pela atualidade do tema e suas discussões, nos estudos e investigações em Educação Matemática, assim como nas possíveis contribuições para nova definição e organização do Conhecimento de conteúdo do professor de Matemática e as relações com o conhecimento metodológico do Conteúdo. A pesquisa tem como espaço amostral um grupo de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia proposta é de abordagem qualitativa e com pesquisa exploratória através de observação e entrevista semiestruturada. A fundamentação teórica discorre, organiza e auxilia na análise da pesquisa exploratória no enfoque da Ontosemiótica, apresenta as dimensões do conhecimento do professor de Matemática e destaca o Conhecimento Didático-Matemático do professor assim como, o Conhecimento do Conteúdo, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento curricular. Para melhor conceituar o conhecimento de conteúdo do professor de Matemática e suas influências na prática de ensino, a proposta é o uso da resolução de problemas no ensino da geometria plana. Resolução de Problemas tem como concepção implementar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, exige do professor e do aluno novas posturas e atitudes com relação ao trabalho em sala de aula. Essa pesquisa é uma proposta de Trabalho de conclusão do curso de Pós graduação, Mestrado em Educação, na linha de pesquisa em Educação Matemática. A pesquisa deriva para uma dissertação no formato de Multipaper, compostos por 3(três) artigos científicos e as considerações finais. O primeiro artigo será denominado, A Teoria do conhecimento Matemático: Influências na formação do professor de Matemática.  O Segundo artigo científico intitulado Conhecimento de conteúdo do professor de Matemática e as suas competências: Influências na prática de ensino da geometria plana nos anos finais do ensino fundamental. O terceiro capítulo será o artigo científico Práxis pedagógica no ensino da Matemática: Parâmetros da Teoria Ontosemiótica na análise do conhecimento de conteúdo e o conhecimento pedagógico nas aulas de matemática.

     

  • Palavras-chave
  • Professor Matemática, conhecimento conteúdo, Ontosemiótica.
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica