A pesquisa O conhecimento de conteúdo do professor de Matemática: Influências na prática de ensino da geometria plana nos anos finais do ensino fundamental, está objetivada em responder tais questões como: Como se define o conhecimento do professor de Matemática? Quais as relações de convergência entre o conhecimento de conteúdo e o conhecimento matemático para o ensino? Qual(is) o(s) melhor (es) conhecimentos o Professor de Matemática precisa para a sua eficácia na prática de ensino? A pesquisa se justifica pela atualidade do tema e suas discussões, nos estudos e investigações em Educação Matemática, assim como nas possíveis contribuições para nova definição e organização do Conhecimento de conteúdo do professor de Matemática e as relações com o conhecimento metodológico do Conteúdo. A pesquisa tem como espaço amostral um grupo de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia proposta é de abordagem qualitativa e com pesquisa exploratória através de observação e entrevista semiestruturada. A fundamentação teórica discorre, organiza e auxilia na análise da pesquisa exploratória no enfoque da Ontosemiótica, apresenta as dimensões do conhecimento do professor de Matemática e destaca o Conhecimento Didático-Matemático do professor assim como, o Conhecimento do Conteúdo, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento curricular. Para melhor conceituar o conhecimento de conteúdo do professor de Matemática e suas influências na prática de ensino, a proposta é o uso da resolução de problemas no ensino da geometria plana. Resolução de Problemas tem como concepção implementar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, exige do professor e do aluno novas posturas e atitudes com relação ao trabalho em sala de aula. Essa pesquisa é uma proposta de Trabalho de conclusão do curso de Pós graduação, Mestrado em Educação, na linha de pesquisa em Educação Matemática. A pesquisa deriva para uma dissertação no formato de Multipaper, compostos por 3(três) artigos científicos e as considerações finais. O primeiro artigo será denominado, A Teoria do conhecimento Matemático: Influências na formação do professor de Matemática. O Segundo artigo científico intitulado Conhecimento de conteúdo do professor de Matemática e as suas competências: Influências na prática de ensino da geometria plana nos anos finais do ensino fundamental. O terceiro capítulo será o artigo científico Práxis pedagógica no ensino da Matemática: Parâmetros da Teoria Ontosemiótica na análise do conhecimento de conteúdo e o conhecimento pedagógico nas aulas de matemática.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica