O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PÓS PANDEMIA DA COVID-19 POR PARTE DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS.

  • Autor
  • Paula Beatriz Alves e Araújo
  • Co-autores
  • Maria Jacy Maia Velloso
  • Resumo
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    Resumo Simples: A pandemia da covid-19, iniciada no ano de 2020, obrigou grande parte dos setores a migrarem suas atividades para o online. Na educação, essa migração foi chamada “Ensino Remoto de Emergência” que obrigou os docentes utilizarem especificamente recursos tecnológicos, para que os alunos tivessem acesso aos conteúdos e concluíssem o ano letivo. Neste contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC passaram a fazer parte do cotidiano dos alunos de forma mais frequente, ampliando o acesso aos recursos como smartphones, tablets, computadores e notebooks, como Bento e Belchior (2016) afirmam que é necessário levar os aparelhos midiáticos para as salas de aula, na intenção de diversificar as atividades e manter os alunos interessados. Diante do exposto, fica evidente a necessidade de pesquisar e entender se os docentes da rede pública de ensino de Montes Claros estão adaptando suas aulas e inserido metodologias ativas, mais especificamente as TDIC's, a sua prática docente após o período pandêmico. A pesquisa investiga se os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizam essas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, quais são as ferramentas e aplicativos utilizados e quais ferramentas foram utilizadas durante a pandemia da covid-19. Essa pesquisa fundamenta-se nos referenciais teóricos dos autores como MIRANDA et al. (2021), SCHERER E BRITO (2020), OTTO (2016), que abordam sobre educação e tecnologia. A metodologia utilizada é a qualitativa e a pesquisa bibliográfica com ênfase nas discussões pautadas na tecnologia, educação, especificamente no que diz respeito ao uso das TDIC’s no contexto das salas de aulas. Quanto aos resultados parciais, eles resultam da observação feita em uma sala de aula do 5° ano, da Rede Municipal, durante o mês de maio onde foi constatado o uso das metodologias ativas durante as aulas, tanto com recurso próprio (celular) quanto com o uso de recursos existentes na escola. Ainda que a rede municipal tenha recebido 21 mil tablets para todos os discentes, não foi observado a utilização do mesmo durante o período de coleta de dados, pois grande parte deste recuso não se encontra em perfeito estado para utilização, os tablets poderiam vir a ser um instrumento com potencialidades visando práticas diversas para construção do conhecimento discente.

     

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia. Covid-19. Educação.
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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