FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E PRÁTICAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

  • Autor
  • ISABELLY DE SOUSA NOJOSA GARCIA
  • Co-autores
  • Tania Maria Rodrigues Lopes tania.lopes@uece.br , Elaine Cristina Santiago Oliveira
  • Resumo
  •  

    A investigação desenvolvida nessa pesquisa aborda as condições de trabalho do(a) pedagogo(a) na coordenação pedagógica de nível técnico. A pesquisa possibilitou investigar as dificuldades no controle da evasão dos estudantes, considerando que se trata de uma instituição particular de ensino,  no acompanhamento sistemático aos professores-instrutores que carecem de formação pedagógica em decorrência de sua formação bacharelesca, bem como a organização de agendas específicas relacionadas às demandas e necessidades dos segmentos que constituem uma instituição pesquisada localizada no Ceará.

     

  • Palavras-chave
  • formação profissional, ensino médio técnico, coordenação pedagógica
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica