NOVAS ESTRATÉGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA, DESPERTANDO O INTERESSE DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucas Santos Soares Rocha
Acadêmico da Unimontes
lucassantosmatematica@gmail.com
Carlos Antônio Santos Pereira
Acadêmico da Unimontes
kakazeirootri@gmail.com
Breno Teixeira Rios
Acadêmico da Unimontes
brenotrr2035@gmail.com
Palavras-chave: Defasagem; geometria; lúdica; aprendizagem.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Foi Observado nos alunos dos anos finais do ensino fundamental, uma grande defasagem em relação ao conteúdo de geometria nas salas de aula. Constataram que a maioria dos alunos não desenvolveu o pensamento geométrico, sendo essa uma habilidade básica na série que estão inseridos, dificultando a compreensão dos conceitos matemáticos abstratos.
Problema norteador e objetivos
Autores como Pavanello (1993) e Fonseca et al (2001), reconhecem que a geometria é pouco estudada nas escolas. Estes estudos comprovam que o ensino da geometria nas escolas públicas do Brasil, na maioria das vezes, vem sendo trabalhada de forma superficial e sem ligação com o cotidiano do aluno.
Foi aplicado aos alunos um teste diagnóstico abordando conceitos básicos da geometria. A média de acertos dos alunos foi de 43%, assim, foi diagnosticado uma grande defasagem em relação a este conteúdo.
A partir desses resultados e com o objetivo de minimizar as dificuldades e melhorar o aprendizado dos alunos foi aplicado uma sequência didática com o objetivo de mostrar aos alunos que a geometria está em tudo a sua volta e trabalhar a geometria de forma lúdica e prazerosa.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Na aula inicial, os alunos foram levados a uma sala onde estava ornamentada com figuras geométricas planas e sólidos geométricos.
Ao utilizar material concreto e manipulativo, aulas práticas, jogos, vídeos, aplicativos e softwares, os alunos conseguiram facilmente compreender o conteúdo estudado, construindo e consolidando os conceitos necessários para a construção de conhecimentos relacionados a geometria.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O currículo de Matemática do ensino fundamental destaca a importância dos conceitos geométricos, que permitem ao aluno desenvolver habilidades para compreender e representar o mundo de forma organizada. Essas noções também auxiliam no aprendizado de números e medidas, ao estimular a observação e a percepção de semelhanças e diferenças, bem como a identificação de regularidades (BRASIL/PCN, 1997).
Nessa obra é possível destacar, que a compreensão da geometria desempenha um papel fundamental no desenvolvimento completo do ser humano, uma vez que contribui para a compreensão do mundo, estimula o raciocínio lógico e facilita uma melhor compreensão de outras áreas do conhecimento. Isso ocorre devido à relevância significativa que a geometria possui na vida cotidiana de cada indivíduo.
Resultados da prática
Ao adotar uma abordagem de ensino mais contextualizada, os alunos superaram suas dificuldades, descobriram a aplicabilidade da geometria no seu cotidiano, despertando o interesse pelas aulas, sentido realmente prazer em participar das aulas.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED
As habilidades geométricas têm implicações práticas no dia a dia dos alunos, preparando-os para desafios acadêmicos futuros beneficiando suas vidas pessoais e profissionais. Ao mesmo tempo, a colaboração com o Grupo de Trabalho do COPED fortalece a comunidade educacional e promove a excelência no ensino de geometria.
Considerações finais
Com a aplicação da sequência didática utilizando uma abordagem lúdica, o uso de novos recursos tecnológicos, o uso de material concreto e manipulativo pôde-se concluir que as aulas de matemática devem ser repensadas, reestruturadas de forma a se aproximar do cotidiano do aluno, aumentando o interesse pelas aulas e melhorando o processo ensino-aprendizagem.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FONSECA, Maria da Conceição; LOPES, Maria da Penha; BARBOSA, Maria das Graças; GOMES, Maria Laura Magalhães; DAYRELL, Mônica Maria Machado. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: Três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria: uma visão histórica. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, 1993. Dissertação de Mestrado.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica