PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES E AS ORIENTAÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO DE MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Nádia Terezinha Leocádio Campos
  • Co-autores
  • Fernanda Sampaio de Almeida , João Fortunato Soares de Quadros Júnior
  • Resumo
  • O presente trabalho busca analisar a rática pedagógica dos docentes de música que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do município de Itabirito/ Minas Gerais e a aderência de tais práticas às orientações previstas  na BNCC e ao currículo de música. Pensando esse tema através da perspectiva de como uma prática pedagógica musical consolidada, como é o caso da música nas escolas municipais de Itabirito, reagiu, ou melhor, se adaptou ao rocesso de implantação das reformas curriculares na Educação Básica brasileira, provenientes da aprovação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e quais possíveis consequências essas mudanças trazem para o ensino de música nas escolas públicas.

  • Palavras-chave
  • Música, currículo, ensino fundamental, BNCC
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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