UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Autor
  • Nayara Alvim Machado
  • Co-autores
  • Alda Aparecida Vieira Moura
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as relações de poder reproduzidas e pouco problematizadas dentro do espaço educacional. A discussão se orienta na perspectiva de Michel Foucault, que assevera que a escola, ainda hoje, se apresenta como espaço onde o poder disciplinar produz saber e a permanência de métodos que permitem um controle minucioso sobre as crianças segue cumprindo a finalidade de produzir corpos submissos e dóceis.

  • Palavras-chave
  • Relato de Experiência, Pedagogia, Poder, Controle
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica