EVENTO INTERLIGAS ACADÊMICAS SOBRE O CUIDADO INTERDISCIPLINAR COM A PESSOA AUTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Débora Caroline Antunes Brito
Discente do curso de psicologia do Centro Universitário FIPMOC
Silvia Maria de Freitas Lúcio
Discente do curso de psicologia do Centro Universitário FIPMOC
silviafreitaslucio11@gmail.com
Palavras-chave: Interdisciplinar, Autismo, Psicologia
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O trabalho interdisciplinar visa a colaboração entre disciplinas e profissionais em torno da possibilidade de um tratamento adequado do sujeito, de modo a contemplar as nuances do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as possíveis estratégias de intervenção no âmbito cognitivo, social e motor. Dessa forma, o planejamento do evento pela Liga Acadêmica de Psicologia Social e Política (PRÁXIS) centrou-se na apresentação das especificidades de cada disciplina e sua eventual conscientização sobre os processos aplicados na abordagem da pessoa com autismo.
Problema norteador e objetivos
Partindo da concepção de que o autismo ainda é uma condição vista de forma estigmatizada e reducionista no Brasil, a prática teve o objetivo de ampliar o conhecimento da população geral, mas sobretudo acadêmica, sobre o cuidado interdisciplinar com a pessoa autista.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O planejamento do evento contou com etapas pré-definidas e organizadas por meio da escrita de um projeto de extensão aprovado pela coordenadora do curso de Psicologia da UNIFIPMoc, Marta Eugênia. Posteriormente, foram realizados convites para as Ligas acadêmicas dos cursos de Medicina, Direito e Psicologia e a escolha dos seus respectivos palestrantes. Além disso, foi disponibilizado um link na plataforma Google Forms para a inscrição no evento.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Tendo em vista o cuidado interdisciplinar com a pessoa autista, tema do evento, a experiência fundamenta-se pelo reconhecimento das barreiras de preconceito que fazem com que a sociedade não tenha conhecimento, admita ou acolha as condições clínicas, os direitos ou as potencialidades das pessoas com autismo (SILVA; SILVA, 2022). Com isso, torna-se evidente a relevância do trabalho conjunto de diferentes áreas do saber como a Psicologia, Medicina e Direito ao se tratar da temática em questão.
Resultados da prática
O evento interligas obteve um total de 150 inscrições, foram discutidos assuntos sobre os estigmas do diagnóstico, direitos fundamentais da pessoa com autismo, fisiologia do TEA e a apresentação das vivências de um pai com filhos autistas. Desse modo, foi possível o contato dos acadêmicos dos variados cursos com as práticas e conceitualizações das áreas de Psicologia, Direito e Medicina.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED
A importância social do evento realizado pode ser percebida, uma vez que possibilitou um maior conhecimento de acadêmicos e professores de diferentes cursos superiores a respeito de diferentes esferas do saber sobre alguns dos desafios enfrentados cotidianamente pelas pessoas com TEA, de modo que todos possam caminhar rumo a uma realidade mais inclusiva.
Considerações finais
Por fim, a realização do evento interligas acadêmicas da Instituição de ensino UNIFIPMoc cumpriu com o objetivo de ilustrar a importância do diálogo entre as disciplinas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de enfatizar o respeito aos direitos da pessoa com autismo e a necessidade de mudança de estigmas sociais sobre esses indivíduos.
Referências
SILVA, Erica; SILVA, Vanessa. A importância do suporte psicossocial às mães de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica