AS POTENCIALIDADES E DIFICULDADES NO USO DO TABLET NOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS
Izabela Soares de Souza
Graduando, Universidade Estadual de Montes Claros
Maria Jacy Maia Velloso
Professor, Universidade Estadual de Montes Claros
Maria.velloso@unimontes.br
Palavras-chave: Anos Iniciais. Tecnologias móveis. Tablets.
Resumo: Em 2022, a Prefeitura de Montes Claros realizou a entrega de 21 mil tablets nas escolas municipais para alunos (2° ano Fundamental I ao Ensino Médio), professores e coordenadores com a proposta de implementação dos tablets como recurso pedagógico de apoio à Rede Municipal de Montes Claros. As Orientações Gerais às Escolas (2022, p.1) explicitam que “todos os tablets devem ser usados exclusivamente para fins pedagógicos. Caso seja constatado o uso indevido, fora dos objetivos a ele destinados, pode ser solicitada a devolução junto à unidade escolar, bloqueio do chip ou tablet”. A tecnologia é um auxílio em trocas de diálogos, nos conteúdos, pesquisas e entre outros, assim, este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades e as potencialidades de professores da Rede Municipal de Montes Claros para inserir as tecnologias móveis nas práticas pedagógicas. Baseando-se no contexto educacional em que “a presença de uma determinada tecnologia pode induzir profundas mudanças na maneira de organizar o ensino” (KENSKI, 2007, p. 44), a presente pesquisa investiga como o tablet poderá auxiliar as práticas escolares e assim diversificar o ensino na sala de aula, como na utilização de aplicativos disponíveis para a alfabetização e letramento digital das crianças. Essa pesquisa fundamenta-se nos referenciais teóricos dos autores, KENSKI (2007), SANCHEZ (2003) e ALMEIDA E VALENTE (2011) que retratam o assunto. A metodologia utilizada é a qualitativa, desenvolvendo a pesquisa bibliográfica com ênfase nas abordagens e discussões educacionais sobres as tecnologias e educação especificamente as tecnologias móveis na sala de aula, tendo como procedimentos a observação em sala de aula do 2° e 5° ano e entrevista com os professores das turmas. O Trabalho apresenta-se como estudos parciais sobre o uso dos tablets por professores da Rede Municipal de Montes Claros, buscando investigar práticas diferenciadas e disponíveis na internet para adquirir conhecimento. Além disso, realizar reflexões sobre as potencialidades do recurso no ensino e aprendizagem nos anos iniciais, refletindo sobre a importância da integração das TDIC no currículo escolar. Como resultados parciais a partir das observações percebe-se que os professores da Rede Municipal de Montes Claros não utilizam os tablets durante as aulas, pois a maioria dos dispositivos estão quebrados e guardados na escola para assistência técnica, recorrente ao mal uso e a falta de cuidado. O restante dos alunos que possuem o tablet raramente levam para a escola. Entretanto, o Programa de Residência Pedagógica, ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES em parceria com grupo de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros desenvolve um projeto de alfabetização e (multi) letramento que faz uso dos tablets.
Referências:
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007, p. 44.
PREFEITURA, de Montes Claros. Tablets Educacionais: Orientações Gerais às Escolas. Montes Claros. Não publicado. 2022, p.1.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica