EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR EM MONTES CLAROS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

  • Autor
  • Raiana Maciel do Carmo
  • Co-autores
  • Geraldo de Alencar Durães Filho
  • Resumo
  • A presente comunicação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as características do ensino institucionalizado de música durante a primeira metade do século XX em Montes Claros-MG. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, assim como a realização de entrevistas utilizando o método da História Oral. Os resultados evidenciam a presença da música como disciplina desde, pelo menos, o ano de 1916, estendendo-se para várias escolas. Os conteúdos abordados priorizam práticas musicais tradicionais, baseados no modelo eurocêntrico. Conclui-se que o cenário do ensino de música institucionalizado durante este período evidencia um número significativo de práticas musicais nas escolas, as quais também podem ser identificadas nos grandes centros do Brasil naquele período e que perpetuam-se até os dias atuais.

  • Palavras-chave
  • Ensino de música. Escola. Montes Claros. Primeira metade do século XX
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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