A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • Autor
  • Saulo Macedo de Oliveira
  • Co-autores
  • Walmir Lázaro Rodrigues , Adalton Vinicios Veloso Silva
  • Resumo
  • Este trabalho relata a nossa experiência na educação profissional enquanto graduandos em matemática e residentes no Programa Residência Pedagógica.

    Segundo o Ministério da Educação (MEC)

    a educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.  

    De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio do Censo Escolar de 2021, a Educação Profissional registrou o total de 1.892.458 matrículas, mantendo-se estável em relação aos anos anteriores, tendo em vista o cenário pandêmico que o Brasil enfrentou. Conforme a pesquisa estatística realizada pelo INEP, a educação profissional é a modalidade com o maior número de inscrições na rede federal, alcançando 332.737 somente em 2021, com destaque para a zona rural.

    Consoante Garcia e Filho Lima (2004), os elos determinados na educação profissional, devem destacar-se pela formação científica e tecnológica dos alunos, de acordo com os autores, tais relações “não são autônomas, nem neutras e nem somente experimentos, técnicas, artefatos ou máquinas: são saberes, trabalhos e relações sociais objetivadas”. Assim sendo, as teorias que fundamentam as práticas na educação profissional contemporâneas vão plenamente convergir aos princípios apresentados por Paulo Freire em suas obras sobre a prática dialógica, na qual as pessoas são valorizadas em seus ideais, tendo oportunidade de manifestarem com suas verdades nos ambientes escolares.

    A educação profissional é vista como uma fase educacional em que os cidadãos devem ser aptos para agir em seu mundo de experiência com conhecimento e capacidades teóricas, técnicas, históricas, políticas e culturais, tendo oportunidade de mostrarem em seus mundos como sujeitos protagonistas de suas histórias, que tenham compreensão plena de suas posições individuais e coletivas com e para o mundo.

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Educação Profissional, Formação de Professores.
  • Área Temática
  • Educação matemática
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