A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: diálogos entre a Educação de Agostinho da Silva e a Pedagogia Histórico Crítica

  • Autor
  • Sandy Aparecida Barbosa Magalhães
  • Co-autores
  • Josefa Nunes Pinheiro
  • Resumo
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    Com o intento de pesarmos os fundamentos da reforma do Ensino Médio, propomos com este trabalho um diálogo ente a concepção de educação proposta pelo filósofo e pedagogo Agostinho da Silva e as tendências pedagógicas progressistas, com enfoque nos preceitos da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa faremos uso dos textos Agostinianos: Pólicles e Conversação com Diotima e da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Agostinho da Silva entende a educação para além do reducionismo da Escola Tradicional, compreendendo-a humanista e libertadora, como visualizamos em seus estudos. Percebe-se que, para ele, a escola tradicional reduzia os sujeitos a uma funcionalização em obediência a um modelo limitante do ser, enquanto sujeito pensante, pois reduzia as suas possibilidades de percorrer em plena liberdade – no sentido ético –, pois, impossibilitaria o livre pensamento. Ao encontro do pensamento agostiniano, Freire apresenta em sua obra elementos fundamentais para a efetivação de uma educação ética em que possibilite a capacidade crítica, a curiosidade e o respeito à autonomia do educando. Ele atesta que os interesses humanos devem prevalecer os interesses de mercado, em que a prática educativa atue a favor da liberdade e da democracia, contrariando as concepções do sistema capitalista neoliberal, em que a economia do mercado, fundada na ética do lucro predomina em suas ações.

     

  • Palavras-chave
  • Reforma do Ensino Médio; Agostinho da Silva; Pedagogia progressista, Pedagogia Histórico Crítica
  • Área Temática
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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