RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONHECENDO UM AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave: Caracterização. Qualidade de ensino. Cotidiano escolar Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O presente relato dispõe sobre a experiência vivida durante a atuação como bolsista no programa Residência Pedagógica (RP) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) na realização de uma caracterização de uma escola estadual de Minas Gerais. Esse trabalho de caracterização consiste em demonstrar as particularidades de uma instituição pública do estado, e assim promover melhorias de ensino, que posteriormente poderão ser aplicadas em outras instituições. Problema norteador e objetivos A caracterização de uma escola é uma prática importante e necessária para a compreensão do contexto educacional em que se insere a instituição, contribuindo para o planejamento e desenvolvimento de ações mais efetivas e adequadas para a melhoria da qualidade do ensino. Ademais, essa é primordial para entender o contexto educacional da escola, permitindo identificar as forças e fraquezas de uma instituição, levando ao desenvolvimento de estratégias de aprimoramento. Procedimentos e estratégias metodológicas Inicialmente, os residentes compareceram à escola, e juntamente com a professora preceptora do RP, conheceram os ambientes escolares. Em seguida, foi feito a leitura e pesquisa do projeto político pedagógico, conhecendo as normas e funcionamento da escola. Os acadêmicos do RP, fizeram entrevistas com a equipe gestora, equipe pedagógica e elaboraram através do google forms, uma pesquisa de opinião para os alunos, com o objetivo de conhecer os alunos em aspecto social e educacional. Fundamentação teórica que sustenta a prática desenvolvida Freire (2004) expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar. Sendo assim, a caracterização é primordial para entender o contexto educacional da escola, e se a mesma está cumprindo o seu papel para formar cidadão crítico e consciente. Resultados da prática Através da caracterização realizada, constatou-se que a escola é uma instituição de qualidade, que se empenha em formar cidadãos conscientes, e através da pesquisa com os professores, pôde-se concluir que são profissionais que sempre estão se capacitando para melhorar a prática pedagógica. Em relação aos alunos, a pesquisa mostrou que a grande maioria está satisfeita com o ensino e tem bom relacionamento com os professores. Relevância social da experiência para o público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED A prática relatada apresenta relevância social e acadêmica, pois a caracterização de uma escola é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e para a compreensão do contexto educacional em que a instituição está inserida. Para os residentes do RP, participar efetivamente do cotidiano escolar está sendo uma experiência enriquecedora e inspiradora e que os motiva continuar trabalhando em prol da educação. Considerações finais A caracterização da escola permitiu identificar seus pontos fortes e fracos, possibilitando o desenvolvimento de estratégias para potencializar o que funciona bem e corrigir os erros, e ainda compreender a cultura escolar e o projeto pedagógico da instituição; analisar o corpo docente da escola e propor ações de formação continuada para os professores. Referências BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
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