EXPLORANDO NOVAS FRONTEIRAS: TECNOLOGIA E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LITERATURA

  • Autor
  • Jônatas Lino Rodrigues
  • Resumo
  •  

    O processo de gamificação de conteúdos escolares é uma estratégia que tem se integrado a várias práticas educacionais. Destarte, o ensino de literatura beneficiou-se da assistência provida pelas tecnologias, dado que diversas práticas educativas surgiram no liame entre o letramento literário e os jogos digitais, os quais são utilizados, atualmente, nas aulas de literatura. Nesses termos, esta investigação, a qual possui caráter qualitativo e bibliográfico, foi empreendida a fim de criar um jogo digital para o ensino de literatura, facilitando a imersão dos alunos no objeto de ensino e promovendo uma atividade divertida. Logo, esta pesquisa se justifica por utilizar a tecnologia em prol de promover o letramento literário dos alunos da educação básica. Em vista disso, foram consultados teóricos que versam sobre educação e tecnologia, tais como: Fadel (2014), Lovato (2018) e Pimentel (2021), bem como teóricos que dissertam acerca do ensino de literatura e do letramento literário, tais como: Candido (2004), Claver (2004) e Souza e Cosson (2011). Como resultado, foi criado um protótipo de jogo literário a ser testado e aplicado em sala de aula. Essa interação entre tecnologia, educação e ensino, cuja importância é basilar para a formação dos atuais alunos da educação básica, tanto promove uma educação diferenciada — no sentido em que se adéqua mais ao mundo dos alunos, os quais, hoje em dia, convivem bem mais com a tecnologia — quanto revela novos caminhos possíveis para o alcance dos multiletramentos, bem como auxilia a efetivar o direito do aluno à literatura, o qual é defendido por Candido (2004).

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia; Letramento, Literatura
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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