O processo de gamificação de conteúdos escolares é uma estratégia que tem se integrado a várias práticas educacionais. Destarte, o ensino de literatura beneficiou-se da assistência provida pelas tecnologias, dado que diversas práticas educativas surgiram no liame entre o letramento literário e os jogos digitais, os quais são utilizados, atualmente, nas aulas de literatura. Nesses termos, esta investigação, a qual possui caráter qualitativo e bibliográfico, foi empreendida a fim de criar um jogo digital para o ensino de literatura, facilitando a imersão dos alunos no objeto de ensino e promovendo uma atividade divertida. Logo, esta pesquisa se justifica por utilizar a tecnologia em prol de promover o letramento literário dos alunos da educação básica. Em vista disso, foram consultados teóricos que versam sobre educação e tecnologia, tais como: Fadel (2014), Lovato (2018) e Pimentel (2021), bem como teóricos que dissertam acerca do ensino de literatura e do letramento literário, tais como: Candido (2004), Claver (2004) e Souza e Cosson (2011). Como resultado, foi criado um protótipo de jogo literário a ser testado e aplicado em sala de aula. Essa interação entre tecnologia, educação e ensino, cuja importância é basilar para a formação dos atuais alunos da educação básica, tanto promove uma educação diferenciada — no sentido em que se adéqua mais ao mundo dos alunos, os quais, hoje em dia, convivem bem mais com a tecnologia — quanto revela novos caminhos possíveis para o alcance dos multiletramentos, bem como auxilia a efetivar o direito do aluno à literatura, o qual é defendido por Candido (2004).
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)