XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "EDUCAÇÃO EM (RE)CONSTRUÇÃO: desafios para a democracia e a formação de professores(as)"

As atividades presenciais serão transmitidas por canal no Youtube.

Faça sua inscrição
De 12 a 14 de junho Todos os dias das 00h00 às 23h59

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

O XV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (COPED) tem como tema "EDUCAÇÃO EM (RE)CONSTRUÇÃO: desafios para a democracia e a formação de professores(as)", propondo-se a discutir os desafios que o Brasil e o mundo enfrentam frente às irrupções e retrocessos às formas de organização democrática da sociedade e à educação de qualidade social e politicamente referendada, processo involutivo que impacta a Educação e a Pesquisa. Coloca em pauta os processos em curso e os necessários à retomada, consolidação e aprimoramento da educação como direito fundamental do homem e a democracia como forma de organização da sociedade, destacando as políticas públicas e a formação de professores(as).

Trata-se de um importante evento científico da área da educação, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que desde a sua primeira edição reúne estudiosos e pesquisadores da educação que, em conferências e mesas redondas, discutem a pesquisa, as políticas públicas de educação e as práticas pedagógicas, possibilitando o aprofundamento da reflexão e o diálogo. Evento proposto desde 2009, ele tem sido realizado com periodicidade anual, por professores do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes, inicialmente como evento regional e, a partir de 2020, com abrangência nacional por sua consolidação como atividade científico-acadêmica de pesquisa dessa Universidade. O COPED tem mobilizado a comunidade acadêmica e constitui-se como espaço para socialização de pesquisas e intercâmbio acadêmico-científico com outros centros de pesquisa locais, estaduais, nacionais e internacionais. Quando de sua proposição, o Congresso coadunou-se com a necessidade de se construir condições operacionais e acadêmicas para a implantação de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. E assim, a cada ano, a sua realização tem possibilitado o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes licenciaturas da própria Unimontes e de outras instituições universitárias. Consolidando-se como espaço de discussões e reflexões, o Congresso tem produzido a convergência de olhares sobre a pesquisa em educação e a formação de professores e pesquisadores. A partir dos momentos históricos do COPED e a possibilidade de continuidade no ano de 2024, com a realização da sua 15ª edição, espera-se consolidar um amplo espaço de debates críticos sobre a pesquisa e a educação no país, assim como intercambiar ideias, experiências, ampliar conhecimentos e discutir alternativas de atuação sóciopolítica-educacional para os que se ocupam da educação.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra Cecídia Almeida Barreto (Universidade Estadual de Montes Claros)

Prof. Dr. César Rota Júnior (UNFIPMOC)

Profa. Dra. Claudia Aparecida Ferreira Machado (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Eliana de Freitas Soares (Universidade Estadual de Montes Claros)

Prof. Dr. Emerson José Sena da Silveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Profa. Dra. Fábia Magaly Santos Vieira (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Geisa Magela Veloso (Universidade Estadual de Montes Claros)

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Joanice Santos Conceição (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Profa. Dra. Joice D'Almeida (Instituto Federal de São Paulo)

Prof. Dr. José Normando Meira (Universidade Estadual de Montes Claros)

Prof. Dr. Josué Antunes de Macedo (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais)

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira (Universidade Estadual de Montes Claros)

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak (Universidade Estadual de Montes Claros)

Prof. Dr. Lucas Diego Antunes Barbosa (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais)

Profa. Dra. Maria Vieira Silva (Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Regina Célia do Couto (Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri)

Prof. Dr. Rodrigo Chaves de Melo Rodrigues de Carvalho (Universidade Estadual do Vale do Acaraú)

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Vera Lucia Felicetti (Universidade Católica de Pernambuco)

Profa. Dra. Vilma Aparecida de Souza (Universidade Federal de Uberlândia)

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão (Universidade Estadual de Montes Claros)

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos (Universidade Estadual de Montes Claros)

EIXOS TEMÁTICOS

• Alfabetização, Letramento e outras Linguagens

• Educação Matemática
• Educação e Diversidade
• Tecnologias da Educação e Educação a Distância
• Saberes e Práticas Educativas
• Políticas Públicas e Gestão da Educação
• História da Educação
• Infâncias e Educação Infantil

Minicursos COPED 2024

Data: 14/06/2024

Horário: 8h às 11h

MINICURSO

LINK

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL

1

Postura corporal o reflexo vocal em professores

https://meet.google.com/jge-zwsu-abq

Antonio Normando F. Silva/ Carmerindo Miranda

2

Educação para e pelo museu.

https://meet.google.com/ymn-jeua-wsp

Cláudia Cristina Mota Dias, Karine Almeida Silva Santos, Maria Cristina Silva Macedo

3

Pedagogia Hospitalar: O que é ? E como trabalhar na área.

https://meet.google.com/sph-tjcs-crp

Éryka Jovânia Pereira

4

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, finalidade.

https://meet.google.com/yvh-eioe-dos

Marta Aurora Mota

5

Contribuições da gramática reflexiva para o ensino de Língua Portuguesa

https://meet.google.com/pyr-rsmp-xkq

Welber Nobre dos Santos; Liliane Pereira Barbosa; Maria Alice Mota

6

Criando um E-book Interativo no GeoGebra

https://meet.google.com/yed-pbes-pwe

Giovanna Souza Rodrigues; Janine Freitas Mota

7

Educação e Empreendedorismo

https://meet.google.com/vdd-bqgq-pgq

José Normando Gonçalves Meira; José Normando Gonçalves Meira; Denice do Socorro Lopes Brito; Luiz Henrique Gomes; Ana Paula Maia; Marcos Paulo Melúcio Oliveira

8

Cruzamentos entre gênero, raça e etnia nas práticas pedagógicas

https://meet.google.com/riw-yegx-txg

Rafael Baioni do Nascimento, Mônica Maria Teixeira Amorim, Heiberle Hinsberg Horácio, Rayane Otilia Zuba de Oliveira

9

Desmistificando a ABNT: conhecendo as normas de citação e referência

http://meet.google.com/xrd-nrqi-jpj

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeio; João Pedro Viveiros Ribeiro

10

Elaboração de projeto de pesquisa nas licenciaturas

https://meet.google.com/qkw-snzs-dgd

Bernarda Elane Madureira Lopes

11

Elaboração e ideias de jogos e brincadeiras matemáticos com a utilização de materiais alternativos.

https://meet.google.com/hvt-cvfy-rek?hs=224

Francely Aparecida dos Santos, Lara Eduarda Alves França e Áurea Silva Moura

12

Fases de vida na época da formação do ser humano (até 21anos) e sua relação com a educação: uma introdução.

https://meet.google.com/kjg-gmeu-mdd

Felipe Teixeira Martins

13

Estratégias para o letramento literário

https://meet.google.com/aut-mhbw-gtg

Jheniffer Ranielle Silva Fiuza

14

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd): contexto histórico e repercussões (2004-2024)

https://meet.google.com/tek-wyxk-qxh?hs=122&authuser=0

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

15

Instrumentos de Coleta de Informações nas Pesquisas em Educação

http://meet.google.com/aab-sxax-udj

Maria Aparecida Antunes Moreira, Francely Aparecida dos Santos

16

História oral: caminhos metodológicos para pesquisa em educação

https://meet.google.com/yxk-djra-yxi

Filomena Luciene Cordeiro Reis; João Olímpio Soares dos Reis; e Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento

17

Atendimento Educacional Especializado

http://meet.google.com/uqk-rqrg-coa

Aline Maria Gonzaga Ruas

18

Minicurso Lousa Digital/Interativa (PRESENCIAL)

Presencial 2

Lérica Veloso, Lucas Guimarães, Andrey Guilherme, Bianca Duarte.

19

Planejando Aulas com Chat GPT

http://meet.google.com/juv-nqqw-oiw

Claudia Cristina Dias Franco
Tharley E. da Mota Silva

20

Normas da ABNT

https://meet.google.com/rrn-ffdu-qjh

Cecídia Barreto Almeida; Denice do Socorro Lopes Brito;

Dirce Efigenia Brito Lopes e Oliveira; Ediléia Alves Mendes Souza; Eliana de Freitas Soares; Naura Sthocco Silva nobre; Rosângela Alves da Silveira -

21

Potencialidades da Inteligência Artificial na Educação Matemática

https://meet.google.com/qjk-zksb-qaa

Janine Freitas Mota; Pedro Aurélio Cardoso da Silva; Angélica Aparecida Pacheco; Anne Heloisa Alves Evangelista

22

Práticas Sistêmicas em sala de aula: uma postura para os professionais da educação

http://meet.google.com/vqf-ehpd-ugi

Ana Clara Silva Lucas; Priscila Ferreira Veloso; Nathany Gonçalves Santos; Francely Aparecida dos Santos

23

Surdez e Deficiência auditivas: estratégias de inclusão educacional

https://meet.google.com/gmk-rogn-neb

Ted Nobre Evangelista

24

Práticas escolares inclusivas: um olhar sobre a gagueira

https://meet.google.com/fbq-rdwf-bpt

Eredi Gonçalves Ferreira Fernandes/ Viviane Bernadeth Gandra Brandão

25

Competências Digitais na Educação: explorando as implicações do uso seguro e crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional.

http://meet.google.com/mty-qcxc-mbu

Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza e Aline Patrícia Sobral dos Santos

26

Metodologia Científica: Etapas para Elaboração de Projeto de pesquisa.

http://meet.google.com/qij-xyih-wgo

Cléa Márcia Pereira Câmara

MINICURSOS CANCELADOS

SE VOCÊ SE INSCREVEU EM ALGUM DELES, PODE PARTICIPAR DE OUTRO QUE SERÁ OFERECIDO. BASTA ACESSAR O LINK, NO DIA E HORÁRIO MARCADOS, SEM FAZER INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Minicurso

Professor

1

A atuação do professor auxiliar na Educação Especial

Sandy Magalhães

2

Busca Booleana para Educação para Diversidade

Aroldo Vieira de Moraes Filho

3

Harmonia da Mente: Conexões entre Mindfulness e Psicanálise

Andréa L. .M. Franco e Solange Ribeiro Prates

4

A Literatura Infantil na aula de Matemática

Amanda Ribeiro da Silva

5

BNCC para a Educação Infantil: currículo e campo de experiências

Tatiane Rocha Matos

6

Da soma ao dividir: Jogos e brincadeiras com as quatro operações Matemáticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Nathany Gonçalves Santos e Júnea Tatiane Damasceno Oliveira

7

Avaliação da Aprendizagem: reflexões e práticas

Edmilson Mendes De Faria

8

Um olhar filosófico sobre a educação neoliberal: um retorno a ditadura nas Américas.

Joao Roberto de Oliveira

9

Da ideia ao texto: a produção de texto acadêmico-científico

Anna Clara Souza Fonseca, Marcela Ribeiro Trindade e Maria Cristina Ruas de Abreu Maia.

10

Estratégias Comportamentais - Manejo de comportamento interferentes em crianças

Brunella Abreu, Edila Porto, Élida Maia

Palestrantes

  • Profa Beatriz Cerqueira
  • Profa. Dra Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
  • Profa. Dra. Joanice Santos Conceição
  • Profa. Dra.Maria Vieira Silva
  • Profa. Dra. Julia Malachen
  • Profa Dra. Maria Isabel Antunes-Rocha
  • Prof. Dr. Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de Carvalho
  • Prof. Dra. Catarina Almeida Santos

Programação

14h00 - Prof. Dra. Catarina Almeida Santos, Profa. Dra.Maria Vieira Silva Mesa redonda: 'Políticas públicas de educação em (re)construção: desafios contemporâneos' Mesa-redonda
Local: On line

LINK PARA ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=uyev8xZbXjQ

Professora Dra Maria Vieira Silva - UFU/UFRN

Professora Dra Catarina Almeida Santos - UnB

19h00 - Profa Beatriz Cerqueira Conferência: 'Educação em (re)construção: desafios para a democracia e a formação de professores(as)' Conferência
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas - prédio 2

LINK PARA ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=Yphnf-ijpd0

Conferência de abertura com a Professora e deputada estadual de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

14h00 - Profa Dra. Maria Isabel Antunes-Rocha, Profa. Dra. Julia Malachen Mesa redonda: “Currículos em questão: (re)construções para uma educação democrática” Mesa-redonda
Local: On line

LINK PARA ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=vEkFv8uSqzk

Professora Dra. Julia Malachen - UNIOESTE

Professora Dra. Maria Isabel Antunes-Rocha - UFMG

19h00 - Profa. Dra Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos Palestra: “Currículo e formação de professores para a diversidade e a democracia Palestra
Local: Auditório Centro Ciências Humanas - prédio 2

LINK PARA ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=5Xa8g07zQC4

Palestra com a Profa. Dra Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)

08h00 Minicurso Elaboração de projeto de pesquisa nas licenciaturas Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/qkw-snzs-dgd

PROFESSORES/AS

Bernarda Elane Madureira Lopes

EMENTA

A proposta é um convite aos estudos sobre como elaborar passo a passo um projeto de pesquisa, tendo em vista que essa aprendizagem compõem a formação inicial e continuada dos acadêmicos das licenciaturas.

08h00 Minicurso Busca Booleana para Educação para Diversidade Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/dfy-izpz-hoe

PROFESSORES/AS

Aroldo Vieira de Moraes Filho

EMENTA

Prática de Busca Booleana

08h00 Minicurso Surdez e Deficiência auditivas: estratégias de inclusão educacional Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/gmk-rogn-neb

PROFESSORES/AS

Ted Nobre Evangelista

EMENTA

Este minicurso tem por objetivo abordar metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de alunos surdos ou com deficiência auditiva. A proposta perpassa por apresentar ferramentas lúdicas que podem ser utilizadas não somente em salas de aula, mas em todos os espaços da escola. Para tanto, o minicurso pretende criar um espaço de reflexão e aprendizagem com a inclusão educacional, como também o de proporcionar aos profissionais da educação conhecimento no processo de inclusão de alunos surdos e deficientes auditivos.

08h00 Minicurso Lousa Digital/Interativa (PRESENCIAL) Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Lérica Veloso; Lucas Guimarães; Andrey Guilherme; Bianca Duarte

EMENTA

I- Explanar sobre o conceito de lousa digital e seu contexto de uso;

II- Abordar as habilidades básicas de: navegação na lousa digital, como zoom, pan e seleção de ferramentas criação de conteúdo e desenvolvimento de atividades interativas integração de recursos multimídia;

III- Explorar ferramentas que permitam a colaboração em tempo real, incentivando a interação entre os participantes;

IV- Explorar formas de integrar a lousa digital no ambiente de sala de aula para melhorar o engajamento, a eficácia do ensino. Assim como demonstrar estratégias eficazes para organizar e gerenciar o conteúdo na lousa digital

08h00 Minicurso Competências Digitais na Educação: explorando as implicações do uso seguro e crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/mty-qcxc-mbu

PROFESSORES/AS

Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza; Aline Patrícia Sobral dos Santos

EMENTA

Abordagem das principais concepções de Competências Digitais (CDs) na educação. Apresentação do mapeamento de competências digitais, com base nos dados da comissão Europeia. Exploração dos conceitos relacionados às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. Reflexões sobre o uso seguro e crítico das TDIC no contexto educacional e as implicações das TDIC no processo educacional e sua relação com o desenvolvimento de competências digitais. Apresentação de modelos nacionais e internacionais que buscam orientar, identificar, analisar e possibilitar possíveis estratégias para desenvolver as CDs dos cidadãos e a comunidade escolar como um todo.

14h00 - Prof. Dr. Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de Carvalho Mesa redonda “Diversidade, Política(s) e Educação” Mesa-redonda
Local: Auditório Centro Ciências Humanas - prédio 2

LINK PARA ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=tPDbiqkvejw

Professor Dr. Rodrigo Chaves de Melo Rodrigues de Carvalho (UEVA)

Professora Maria Edilza Prates ( GDECO - Projeto Teatro das Oprimidas)

Professora Letícia Ferreira de Souza (Letícia Imperatriz)

Maria Vitor (Quilombo Macaubas Curral)

19h00 - Profa. Dra. Joanice Santos Conceição Conferência: “Ancestralidade, Práticas Educativas e resistência: dos Terreiros aos Quilombos” Conferência
Local: Auditório Centro Ciências Humanas - prédio 2

LINK PARA ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=y0W9nWM2UOA

Profa. Dra. Joanice Santos Conceição - (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB)

08h00 Minicurso 'História oral: caminhos metodológicos para pesquisa em educação' Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/yxk-djra-yxi

PROFESSORES/AS

Filomena Luciene Cordeiro Reis; João Olímpio Soares dos Reis; e Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento

EMENTA

Educação e História. Procedimentos metodológicos. História Oral. Pesquisa em Educação. Possibilidades de análise.

08h00 Minicurso Instrumentos de Coleta de Informações nas Pesquisas em Educação Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/aab-sxax-udj

PROFESSORES/AS

Maria Aparecida Antunes Moreira e Francely Aparecida dos Santos

EMENTA

A pesquisa em Educação e sua importância. Instrumentos de coleta de informações. Formas e métodos de abordagem. Questionário. Entrevista. Análise Histórico Documental. Grupo Focal. Fidelidade na pesquisa.

08h00 MInicurso Planejando Aulas com Chat GPT Minicurso
Local: On-line - LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/juv-nqqw-oiw

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/juv-nqqw-oiw

PROFESSORES/AS

Tharley Eustáquio da Mota Silva

EMENTA

Oferecer aos participantes dicas para incorporar habilidades no uso do Chat GPT no planejamento de execução de aulas, promovendo experiências de aprendizado mais interativas e adaptadas às necessidades específicas dos docentes e de seus alunos. A ementa será dada por:
I. Introdução à Tecnologia de Chat GPT
II. Utilizando o Chat GPT no Planejamento de Aulas
III. Customização e Personalização de Conteúdo
IV. Desenvolvimento de Atividades Interativas

08h00 Minicurso Atendimento Educacional Especializado Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/uqk-rqrg-coa

PROFESSORES/AS

Aline Maria Gonzaga Ruas

EMENTA

Tríade da Educação Especial/Inclusiva; Segregação, Integração e Inclusão; Público-alvo do AEE; Legislação atual da Inclusão; Plano e Desenvolvimento Individual (PDI); Plano de Atendimento Educacional Especializado(PAEE); Salas de Recursos Multifuncionais(SRM); PAPPO(Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional) e NUSI( Núcleo de Sociedade Inclusiva).

08h00 Minicurso Letramento Digital Acadêmico Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: meet.google.com/oek-riry-yzj

PROFESSORES/AS

Maria Jacy Maia Velloso

Wane Elayne Soares Eulálio

EMENTA

Práticas de utilização de processador de texto e utilização de programas, mecanismos de pesquisas acadêmicas na internet. Apropriação de conhecimentos sobre a avaliação de fontes e indexadores de pesquisa em meio digital e apropriação de conhecimentos sobre convenções para pesquisa na internet, referências e citações na formatação de trabalhos acadêmicos.

08h00 Minicurso Desmistificando a ABNT: conhecendo as normas de citação e referência Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: meet.google.com/rfw-ewqk-eas

PROFESSORES/AS

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeio; João Pedro Viveiros Ribeiro

EMENTA

O que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. A linguagem técnica das normas. Apresentação de citações em documentos, conforme a NBR 10520:2023. Procedimentos para elaboração de referências de documentos, conforme a NBR 6023:2018. Implicações do uso das normas na produção acadêmica.

08h00 Minicurso Normas da ABNT Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/rrn-ffdu-qjh

PROFESSORES/AS

Cecídia Barreto Almeida; Ediléia Alves Mendes Souza; Dirce Efigenia Brito Lopese Oliveira; Denice do Socorro Lopes Brito; Naura Sthocco Silva Nobre; Rosângela Alves da Silveira; Eliana de Freitas Soares.

EMENTA

Formatação dos trabalhos acadêmicos segundo às normas da ABNT, utilizando o Word.

08h00 Minicurso Um olhar filosófico sobre a educação neoliberal: um retorno à ditadura nas Américas Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Joao Roberto de Oliveira

EMENTA

O que é o Liberalismo; as fases do Liberalismo; o que é o Neoliberalismo; Neoliberalismo e Política da (e na) Educação Pública; um olhar filosófico sobre a Educação; retorno às ditaduras.

08h00 Minicurso Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd): contexto histórico e repercussões (2004-2024) Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: meet.google.com/tek-wyxk-qxh

PROFESSORES/AS

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida; Isabella Tolentino Prates; Saulo Macedo de Oliveira.

EMENTA

O que é e como é organizado um Grupo de Pesquisa. O que é Linha de Pesquisa. O que é Projeto de Pesquisa. O que faz um Pesquisador. Currículo Lattes - CV Lattes. O que faz um Grupo de Pesquisa. Histórico do GEPEd (2002-2024). Relatos de Pesquisas desenvolvidas no âmbito do GEPEd.

08h00 Minicurso Pedagogia Hospitalar: O que é e como trabalhar na área. Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/sph-tjcs-crp

PROFESSORES/AS

Éryka Jovânia Pereira

EMENTA

Aborda os fundamentos teóricos e práticos necessários para a atuação do profissional da educação em ambientes hospitalares. O curso visa fornecer uma compreensão abrangente dos princípios pedagógicos e metodológicos específicos para o ensino de crianças, adolescentes e adultos hospitalizados, garantindo seu direito à educação durante o período de internação.

08h00 Minicurso Práticas Sistêmicas em sala de aula: uma postura para os profissionais da educação Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/vqf-ehpd-ugi

PROFESSORES/AS

Ana Clara Silva Lucas; Priscila Ferreira Veloso; Nathany Gonçalves Santos; Francely Aparecida dos Santos

EMENTA

A Pedagogia Sistêmica é uma postura que busca o desenvolvimento pessoal dos profissionais da educação e dos alunos. Diante disso, neste minicurso, apresentaremos como a adoção dessa postura em sala de aula ajuda esses profissionais a melhorar o seu relacionamento com os alunos, pais e colegas de trabalho. Para isso, serão explanados aspectos conceituais relativos a Pedagogia Sistêmica, além de ações práticas para serem desenvolvidas em sala de aula. Por fim, faremos um breve relato de como conhecemos a Pedagogia Sistêmica e um pouco da nossa experiência no Grupo de Ensino da Pedagogia Sistêmica (GREPES), dentro da Universidade Estadual de Montes Claros.

08h00 Minicurso Elaboração e ideias de jogos e brincadeiras matemáticos com a utilização de materiais alternativos. Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/hvt-cvfy-rek

PROFESSORES/AS

Francely Aparecida dos Santos; Lara Eduarda Alves França; Áurea Silva Moura

EMENTA

Esse minicurso tem como objetivo apresentar ideias de jogos e brincadeiras, a importância do brincar e da ludicidade nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. E assim serão apresentadas algumas propostas destes com a utilização de materiais alternativos, como possibilidades para agregar no ensino e aprendizagem da Matemática de forma divertida e prazerosa.

08h00 Minicurso A redação cientifica e sua forma: tipos e estrutura de textos acadêmico-cientificos. Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Leticia de Freitas Cardoso

EMENTA

O discurso cientifico e sua forma. Tipos de textos acadêmico-científicos seus conceitos, estrutura e aplicabilidade.

08h00 Minicurso Potencialidades da  Inteligência Artificial na Educação Matemática Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/qjk-zksb-qaa

PROFESSORES/AS

Janine Freitas Mota; Pedro Aurélio Cardoso da Silva; Angélica Aparecida Pacheco Anne Heloisa Alves Evangelista

EMENTA

1) Introdução à Inteligência Artificial e Educação Matemática (Definição de Inteligência Artificial; Aplicações da IA na Educação Matemática).
2) Ferramentas de IA para Suporte ao Ensino de Matemática (Sistemas de Tutoria Inteligente; Plataformas de Aprendizado Adaptativo; Aplicativos e jogos educacionais baseados em IA).
3) Personalização do Ensino de Matemática com IA (Adaptação de conteúdo conforme o nível de habilidade do aluno; Feedback personalizado; Diagnóstico de dificuldades e intervenções individualizadas).
4) Desafios e Ética na Utilização da Inteligência Artificial na Educação Matemática (Questões de privacidade e segurança; Impacto da IA na relação professor-aluno)
5) Estudos de Caso e Exemplos Práticos (Exemplos de implementação bem sucedida de IA na Educação Matemática; Demonstração de ferramentas e recursos disponíveis)
6) Discussão e Reflexão (Debate sobre o papel da IA na Educação Matemática; Reflexão sobre implicações futuras e tendências).

08h00 Minicurso Cruzamentos entre gênero, raça e etnia nas práticas pedagógicas Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/riw-yegx-txg

PROFESSORES/AS

Rafael Baioni do Nascimento, Mônica Maria Teixeira Amorim, Heiberle Hinsberg Horácio, Rayane Otilia Zuba de Oliveira

EMENTA

- gênero, raça e etnia: definições básicas e seus tensionamentos;
- o conceito de interssecionalidade;
- políticas públicas educacionais sobre gênero, raça e etnia: presenças, ausências, invisibilidades e inversões.
- práticas pedagógicas em gênero, raça e etnia: estratégias pedagógicas e políticas.

08h00 Minicurso Da ideia ao texto: a produção de texto acadêmico-científico  Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Anna Clara Souza Fonseca; Marcela Ribeiro Trindade; Maria Cristina Ruas de Abreu Maia.

EMENTA

Como as ideias se tornam textos acadêmicos. Como planejar e criar ideias para um texto acadêmico. A definição de objetivos e sua relação com a produção do texto acadêmico. A seleção de vocabulário adequado: limites do “academiquês”. Seções de um projeto de pesquisa e de um artigo científico.

08h00 Minicurso Educação e Empreendedorismo  Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/vdd-bqgq-pgq

PROFESSORES/AS

José Normando Gonçalves Meira; José Normando Gonçalves Meira; Denice do Socorro Lopes Brito; Luiz Henrique Gomes; Ana Paula Maia; Marcos Paulo
Melúcio Oliveira

EMENTA

Apresenta um conceito abrangente de empreendedorismo, considerando-o uma postura que transcende os limites do desenvolvimento econômico e dos negócios, envolvendo sonhos, objetivos de vida e o planejamento estratégico para sua concretização. Uma mentalidade que não se restringe ao âmbito empresarial, mas estende-se também às esferas da arte, do esporte, da produção acadêmica e demais atividades individuais na sociedade. Requer estímulo e compromisso ético, alinhando-se com os propósitos fundamentais da educação, conforme estabelecido pela Constituição Brasileira (art. 205) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), que visam ao desenvolvimento pleno do indivíduo, sua preparação para o trabalho e o exercício efetivo da cidadania.

08h00 Minicurso Avaliação da Aprendizagem: reflexões e práticas Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/ptj-wvps-waf

PROFESSORES/AS

Edmilson Mendes de Faria

EMENTA

Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.

08h00 MInicurso A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, finalidade. Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/muc-bdni-ajw

PROFESSORES/AS

Marta Aurora Mota e Aquino

EMENTA

O papel do professor no contexto da Educação Infantil.

08h00 Minicurso Fases de vida na época da formação do ser humano (até 21anos) e sua relação com a educação: uma introdução. Minicurso
Local: On-line

LINK DE ACESSO: https://meet.google.com/kjg-gmeu-mdd

PROFESSORES/AS

Felipe Teixeira Martins

EMENTA

Abordaremos algumas características típicas do desenvolvimento do ser humano nas três primeiras fases de sete anos de vida (ou seja, 0-7, 7-14 e 14-21 anos), procurando incentivar a observação e atenção para aspectos biográficos que podem ser base de orientação para os processos educacionais e de aprendizado. Esses aspectos podem contribuir para a compreensão da individualidade do ser humano em formação com quem se está lidando, ajudar na escolha de metodologias educativas.

08h00 Minicurso Metodologia Científica: Etapas para Elaboração de Projeto de pesquisa  Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/qij-xyih-wgo

PROFESSORES/AS

Cléa Márcia Pereira Câmara

EMENTA

Etapas para elaboração de Projeto de pesquisa.

08h00 Minicurso A atuação do professor  auxiliar na Educação Especial, no Ensino Superior  Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/nzh-pnhc-ryt

PROFESSORES/AS

Sandy Magalhães; Carla Chamone

EMENTA

Módulo 1: Introdução à Educação Especial no Ensino Superior
• Conceitos básicos em Educação Especial.
• Contextualização da Educação Especial no Ensino Superior.
• Legislação e políticas educacionais relacionadas à inclusão no ensino superior.

Módulo 2: Papel e Funções do Professor Auxiliar
• O que é um professor auxiliar na Educação Especial no Ensino Superior?
• Responsabilidades e funções do professor auxiliar.
• Colaboração com professores e estudantes com deficiência no contexto universitário.

Módulo 3: Desafios e Boas Práticas na Atuação do Professor Auxiliar
• Barreiras enfrentadas pelos professores auxiliares.
• Promoção de uma cultura inclusiva no ambiente universitário.
• Estudos de casos e exemplos de boas práticas.

Módulo 4: Estratégias de Suporte e Acomodações
• Adaptações curriculares e metodológicas.
• Estratégias de suporte para estudantes com diferentes tipos de deficiência.

08h00 Minicurso Práticas escolares inclusivas: um olhar sobre a gagueira Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/fbq-rdwf-bpt

PROFESSORES/AS

Eredi Gonçalves Ferreira Fernandes; Viviane Bernadeth Gandra Brandão

EMENTA

Oferece às professoras e aos professores, atuantes e em formação, alguns caminhos possíveis para delinearem práticas inclusivas aos alunos que gaguejam. O objetivo da oficina é auxiliar os cursistas em seu processo formativo sobre o atendimento à diversidade em sala de aula, tomando como base as dificuldades pelas quais passam os alunos que gaguejam. Os temas abordados durante a oficina são: 1. Gagueira: verdades e mitos. 2. Integração x inclusão: o aluno com gagueira em sala de aula 3. Práticas pedagógicas: caminhos para a inclusão. A metodologia proposta é que, durante a oficina, ocorra exposição de dificuldades docentes para lidar com os alunos que gaguejam, depoimento de quem já passou por constrangimento escolar, exibição de pequenos vídeos com depoimentos discentes, proposições de trabalhos baseados em estudos científicos, entre outras possibilidades, para que, conjuntamente, possa-se instigar, debater e tecer diálogos sobre outras atuações inclusivas possíveis no ambiente escolar.

08h00 Minicurso Criando um E-book Interativo no GeoGebra Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/yed-pbes-pwe

PROFESSORES/AS

Giovanna Souza Rodrigues; Janine Freitas Mota

EMENTA

Este minicurso online destina-se a capacitar, alunos da graduação do curso de licenciatura e professores a criar e-books dinâmicos e interativos utilizando o site do GeoGebra de forma descomplicada. Através deste curso, os participantes aprenderão a integrar animações e recursos do GeoGebra em seus materiais de ensino, permitindo a introdução de diversos assuntos por meio de situações de aprendizagem investigativas. O objetivo é fornecer aos educadores uma ferramenta prática para implementar metodologias ativas em sala de aula, promovendo o engajamento dos alunos e facilitando a compreensão de conceitos complexos.
Ementa:
- Apresentação e navegação básica no site do GeoGebra.org.
- Importância dos e-books na educação contemporânea.
- Familiarização com as ferramentas de criação do E-book.
- Planejamento e organização do conteúdo do e-book.
- Passo a passo para criar um e-book dinâmico no site do GeoGebra.org.
- Estratégias para integrar os e-books criados nas práticas pedagógicas.

08h00 Minicurso Contribuições da gramática reflexiva para o ensino de Língua Portuguesa Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/pyr-rsmp-xkq

PROFESSORES/AS

Welber Nobre dos Santos; Liliane Pereira Barbosa; Maria Alice Mota

EMENTA

Conceito de gramática. Ensino de gramática na escola. Tipos de gramática: gramática normativa e gramática descritiva. Proposições didático-pedagógicas para o ensino de gramática na educação básica, considerando o nível morfossintático da língua, em uma abordagem reflexiva.

08h00 Minicurso Estratégias para o letramento literário Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/aut-mhbw-gtg

PROFESSORES/AS

Jheniffer Ranielle Silva Fiuza

EMENTA

Este minicurso visa proporcionar aos professores habilidades para trabalhar com livros literários nas suas aulas, promovendo o desenvolvimento de habilidades de letramento literário, por meio do compartilhamento de livros literários, pela leitura de maneira dinâmica e ativa entre os alunos.

08h00 Minicurso Educação para e pelo museu. Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/ymn-jeua-wsp

PROFESSORES/AS

Cláudia Cristina Mota Dias, Karine Almeida Silva Santos, Maria Cristina Silva Macedo

EMENTA

O minicurso visa mostrar que os museus não são locais para exposições de coisas "velhas", mas ricos ambientes de aprendizagem. Apresentar os
tipos de museus: de artes, culturas, históricos, curiosidades, etc. e como tais espaços podem e devem ser educativos e inclusivos. Este minicurso visa, sobretudo, desmistificar o paradigma de que os museus são espaços apenas para as elites econômicas e culturais.

08h00 Minicurso BNCC para a Educação Infantil: currículo e campo de experiências Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Tatiane Rocha Matos

EMENTE

O minicurso tem como objetivo problematizar e refletir sobre a BNCC no que diz respeito a Educação Infantil e o currículo para essa etapa da educação básica, bem como os campos de experiências. Busca também apresentar uma trajetória da educação infantil nas politicas públicas educacionais e curriculares.

08h00 Minicurso Estratégias Comportamentais - Manejo de comportamento interferentes em crianças  Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Brunella Abreu; Edila Porto; Élida Maia

EMENTA

Princípios da análise do comportamento para manejo de comportamento de crianças

08h00 Minicurso Postura corporal o reflexo vocal em professores Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/jge-zwsu-abq

PROFESSORES/AS

Antonio Normando F. Silva; Carmerindo Miranda

EMENTA

Abordagens qto á postura e processo de produção da voz do professor e seus ajustes

08h00 Minicurso A Literatura Infantil na aula de Matemática Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Amanda Ribeiro da Silva

EMENTA

Aborda o ensino da Literatura Infantil nas aulas de Matemática e tem por objetivo geral utilizar a Literatura Infantil nas aulas de Matemática, para estudantes do 1º e 2º na dos anos iniciais. Por meio da análise e discussão de conceitos teóricos expostos por Smole (1998) e Smole e Diniz (2000) acerca da temática, além da parte prática, utilizando o livro: A girafa e o mede-palmo.

08h00 Minicurso Da soma ao dividir: Jogos e brincadeiras com as quatro operações Matemáticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Nathany Gonçalves Santos; Júnea Tatiane Damasceno Oliveira

EMENTA

Tem-se como objetivo central discutir e explorar as quatro operações matemáticas básicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com auxílio dos jogos e brincadeiras. Norteado pelos objetivos específicos de apresentar maneiras lúdicas para aprendizagem das operações básicas da Matemática; discutir como os jogos e brincadeiras podem auxiliar no ensino e aprendizagem na sala de aula e refletir as dificuldades e possibilidades do processo de ensino em sala de aula.

08h00 Minicurso Marxismo e educação: a atualidade da dialética materialista, na pesquisa em educação Minicurso
Local: On-line

PROFESSORES/AS

Leandro Luciano Silva Ravnjak e Osvaldo Teodoro dos Santos Filho

EMENTA

Karl Marx (1818- 1883) e Friedrich Engels (1820-1895) não desenvolveram grandes tratados sobre o tema da educação, entretanto, ao desvelarem o ser do capital, nos legaram, a partir de radicais críticas acerca das práticas burguesas, ricos apontamentos sobre o tema. Destaca-se, neste sentido, a limitação de apanhar a educação, assim como, qualquer outro elemento da esfera social esquivando-se de dimensões concretas. À vista disso, reivindicamos o rigor analítico da dialética materialista para empreender uma pesquisa que abranja a síntese das múltiplas determinações que compõem o campo da educação. Dar-se-á ênfase ao método dialético como um instrumento teórico/prático capaz de analisar a realidade educacional aparente, não apenas com o fim de produzir descrições, relatos de experiências ou análises meramente fenomenológicas, mas, a partir da possibilidade de compreensão de suas determinações mais essenciais, enfatizando a necessidade de apanhar a totalidade social. Nesta direção, em períodos nos quais perspectivas teóricas empobrecidas se afirmam enquanto hegemônicas, ainda que muitas vezes sob um verniz progressista, e/ou de avanço de uma agenda conservadora, torna-se um imperativo evidenciar a justeza da dialética materialista para professores e pesquisadores em formação.

08h00 Minicurso Papel da Mediação no Uso Seguro de Telas por Crianças e Adolescentes Minicurso
Local: On-line

LINK PARA ACESSO: http://meet.google.com/ryi-bpgs-nvt

PROFESSORES/AS

Wane Elayne Soares Eulálio; Larissa Alves Lima

EMENTA

I- Introdução ao Uso de Telas por Crianças e Adolescentes

• Explanação sobre o crescente uso de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes e seus impactos na saúde física, mental e social.

II- Identificação dos Riscos e Benefícios

• Discussão dos riscos associados ao uso excessivo de telas, como sedentarismo, exposição a conteúdos inadequados e dependência, bem como os benefícios, como acesso à informação e interação social.

III- O Papel da Mediação

• Exploração do papel fundamental dos pais e responsáveis na mediação do uso de telas, incluindo a definição de limites, supervisão de atividades online e estímulo ao uso consciente da tecnologia.

IV- Estratégias para Promover um Uso Seguro de Telas

• Apresentação de técnicas e recursos para os pais mediarem o uso de telas, como estabelecimento de regras claras, diálogo aberto com os filhos e monitoramento das atividades online.

Local

Universidade Estadual de Montes Claros - 39401-089, Avenida Rui Braga, Vila Mauricéia, Montes Claros, Minas Gerais,
Ver no mapa

Organizador

Comissão Científica COPED-Unimontes

Professoras e Professores - PPGE e DMTE Unimontes