O presente estudo objetivou analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (DCNFP) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC–Formação), instituídas por meio da homologação da Resolução CNE/CP nº 02/2019. Considera-se fundamental a análise das políticas públicas educacionais para formação de professores, sobretudo pelo entendimento de residirem, nesse contexto, muitos embates, demarcados por interferências políticas e questões socioeconômicas. Os procedimentos metodológicos se deram pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista com roteiro semiestruturado, sendo a análise permeada pelas ideias de autores da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados demonstram que as diretrizes instituídas pela homologação da Resolução CNE/CP nº 02/2019 reproduzem a pedagogia das competências, encetam o processo de agravamento da desvalorização do profissional do Magistério e progressiva perda de autonomia curricular nas instituições de ensino superior.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)