AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS REPERCUSSÕES NOS CURSOS DE LICENCIATURA

  • Autor
  • Isabella Tolentino Prates
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
  •  

    O presente estudo objetivou analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (DCNFP) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC–Formação), instituídas por meio da homologação da Resolução CNE/CP nº 02/2019. Considera-se fundamental a análise das políticas públicas educacionais para formação de professores, sobretudo pelo entendimento de residirem, nesse contexto, muitos embates, demarcados por interferências políticas e questões socioeconômicas. Os procedimentos metodológicos se deram pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista com roteiro semiestruturado, sendo a análise permeada pelas ideias de autores da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados demonstram que as diretrizes instituídas pela homologação da Resolução CNE/CP nº 02/2019 reproduzem a pedagogia das competências, encetam o processo de agravamento da desvalorização do profissional do Magistério e progressiva perda de autonomia curricular nas instituições de ensino superior.

     

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas Educacionais. Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação de Professores da Educação Básica. Pedagogia. Matemática.
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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