EXPLORANDO AS RAÍZES CULTURAIS DA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA EM UMA EXPOSIÇÃO

  • Autor
  • Walmir Lázaro Rodrigues
  • Co-autores
  • Saulo Macedo de Oliveira , Jeysse Jacyara Oliveira Borges , Marcela Alves de Sousa
  • Resumo
  • Uma das lacunas no nosso sistema educacional brasileiro é a falta de representatividade das diferentes culturas na educação como um todo, e, portanto, na matemática. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a vivência de residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Montes Claros em uma exposição de uma Feira Cultural numa escola pública no município de Montes Claros - MG, mostrando as práticas, jogos e exibições com a temática da Etnomatemática. 

  • Palavras-chave
  • Etnomatemática, Programa de Residência Pedagógica, Relato de Experiência
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)