Justificativa e problema da pesquisa: A Inteligência Artificial (IA) está presente em vários setores da sociedade e tem alcançado destaque no campo educacional devido a sua rapidez, praticidade e disponibilidade de ferramentas tecnológicas para facilitar as atividades desenvolvidas diariamente. A IA utilizada com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode contribuir de forma ampla no seu processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que os recursos visuais oferecidos por esta Inteligência atraem a atenção do aprendiz autista, tanto para auxiliar em práticas que requer concentração quanto de atividades que envolvem a habilidade motora (Padilha, 2022). Objetivos da pesquisa: este trabalho busca investigar as contribuições e os desafios da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem do discente com o TEA. Referencial teórico que fundamenta a pesquisa: essa pesquisa se aportou nos seguintes autores: Coppin (2010), Celentano (2022), Goldberg (2005) e Padilha (2022). Procedimentos metodológicos: O referencial metodológico: é o estudo bibliográfico e descritivo, pautado na observação qualitativa de conceitos. Foram consultados livros e artigos referentes ao tema abordado. Análise dos dados e resultados finais da pesquisa: O estudo conceituou Inteligência Artificial e apontou suas contribuições para o ensino e aprendizagem do estudante com TEA. A Relação do objeto de estudo com a COPED refere-se à discussão empreendida sobre os impactos das tecnologias digitais na promoção da inclusão de educandos com deficiência, especialmente aqueles com TEA, fazendo-se necessário incluí-la no processo pedagógico dos educandos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)