ESTRUTURAÇÃO DA PESQUISA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Juliana Pereira Camayo
PPGE/Universidade Estadual de Montes Claros
Ted Nobre Evangelista
PPGE/Universidade Estadual de Montes Claros
Profa. Dra Francely Aparecida dos Santos
PPGE/Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Projeto de Pesquisa; Educação; Epistemologia; Seminário Temático
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Diversas são as oportunidades que o Mestrado em Educação oferece para o desenvolvimento profissional do estudante, dentre elas estão as reflexões e discussões sobre conhecimento, pesquisa e fundamentos da metodologia científica. Desta forma, o Mestrado em Educação tem como compromisso ultrapassar a concepção transmissiva de conhecimento e promover a formação do professor pesquisador (Pesce; André; Hobold, 2013).
Para o desenvolvimento e aprimoramento dos estudos na educação o Programa de Pós-Graduação oferece uma matriz curricular comprometida com a qualidade social, cognitiva, técnica e epistemológica da construção do projeto de pesquisa.
Portanto, a disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação, é um dos pilares para o aperfeiçoamento e maior compreensão sobre a pesquisa. Nesta disciplina, foi realizado um seminário sobre a pesquisa social, adentrando nos conceitos, elementos constitutivos, e ainda relacionando com o projeto de pesquisa de cada mestrando.
Problema norteador e objetivos
O problema norteador foi o desenvolvimento da pesquisa sobre como podemos entender que a pesquisa em educação pode ser desenvolvida em um contexto mais amplo. O envolvimento com esta disciplina é de extrema relevância para o desenvolvimento da pesquisa, voltada à educação e para a escrita da dissertação futuramente.
O objetivo deste relato é o de analisar as contribuições que a disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação contribui para a formação do pesquisador.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O seminário temático sobre o livro Pesquisa Social de Minayo (org) 1994, teve como percurso metodológico formar 6 grupos, cada grupo responsável por dois capítulos do livro e elaborar mapas mentais sobre cada um, elaborar uma problematização de cada capítulo com resposta, analisar o projeto de pesquisa com o livro e apresentar um projeto em sala. Ainda, foram propostos 7 tópicos que deveriam ser expostos na hora da apresentação, que serviu como orientação do que deveríamos propor no seminário.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
No texto Pesquisa Social da autora Minayo (org) 1994, foi pontuado que se entende por pesquisa a atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade, é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo (Minayo, 1994, p. 17)
O projeto de pesquisa deve explanar sobre os vários elementos constitutivos que irão compor a investigação, que são: definição do problema, definição da base teórica, hipóteses, justificativa, objetivos, metodologia, custos, cronograma, referências bibliográficas e anexos. (Deslandes, 1994, p. 37)
Resultados da prática
A dinâmica do seminário proposto resultou em um aprendizado mais profundo acerca da estruturação do projeto de pesquisa, da análise das etapas e elementos de uma pesquisa. Dito isso, este processo contribuiu nas reflexões, principalmente metodológicas, que serão aplicadas nos projetos, visualizadas a partir da apresentação sobre o antes e depois, contribuindo de modo significativo para a reestruturação do projeto de pesquisa.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
O Mestrado em Educação tem por objetivo a reflexão de novos conhecimentos para a sociedade, por meio da pesquisa em educação, é possível promover análises da realidade para aqueles que estão inseridos na educação, de modo que contribua ainda mais com o trabalho educacional.
Considerações finais
A disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação possibilitou uma maior compreensão na formulação da pesquisa, principalmente metodológica. Assim, com a execução deste seminário houve maior aprendizado sobre as orientação das estratégias que podemos utilizar na pesquisa em educação. Esta experiência foi extremamente importante e colaborou de forma significativa para o processo de construção da nossa dissertação.
Referências
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; HOBOLD, Marcia de Souza. Formação de professores e Profissionalização Docente. XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, Curitiba, p.10241-10255, 2013.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)