Temos a necessidade de fazer escolhas, e estas, trilham conosco os caminhos por toda vida, nem sempre são fáceis, principalmente as da carreira profissional. Esta pesquisa, que se encontra em fase inicial, tem por objetivo compreender os caminhos escolhidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) de 2020 a 2024. O ano de 2020 como marco temporal é justificável, pois foi nele que se iniciou a pandemia da Covid-19[1] e, por conseguinte, suscitam os questionamentos: será que os graduados quiseram se tornar professores, assumindo turmas fracas e estudantes com lacunas de aprendizagem ocasionadas pelo período pandêmico? Será que esses licenciados tiveram aspirações de ingresso na docência, visto o cenário caótico que vivenciaram? O objetivo principal de um Curso de Licenciatura é formar professores para atuar na Educação Básica (Gatti, 2010), semelhantemente, indo ao encontro do principal objetivo do Curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes que é “propiciar uma formação inicial de professores de Matemática para atuarem no Ensino Fundamental e Médio, mais adequada e de melhor qualidade” (Unimontes, 2019, p. 18), sendo assim, a justificativa para a realização desta investigação pauta-se pela busca de respostas acerca da atuação dos licenciados, e se, os egressos estão finalizando a graduação e estão se tornando, de fato, professores. Diante do exposto, as questões que a pesquisa visa responder são: “onde estão atuando os egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes que obtiveram o título de licenciados após 2020? Quais foram suas escolhas profissionais? Quais caminhos trilharam após a Colação de Grau?”. Nosso objeto de estudo: a atuação profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes (2020 a 2024), tem estreita relação com a pesquisa em Educação, em especial com a Educação Matemática, apresentando, também, relevância científica por ampliar as investigações no que tange à formação docente, social, por ensejar uma reflexão crítica sobre a formação de professores de Matemática e a atuação de egressos de um Curso de Licenciatura, em especial, na definição de suas escolhas profissionais, acadêmicas e atuação na docência. Em aspectos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo descritiva, a qual segundo Triviños (1987) requer do pesquisador uma gama de dados sobre o objeto de estudo. Esse tipo de pesquisa visa elucidar os acontecimentos e fenômenos de uma determinada realidade. Enquanto procedimentos metodológicos a serem utilizados nesta pesquisa, será realizada a Revisão Sistemática de Literatura, fundamentada em Galvão, Sawada e Trevizan (2004), pela qual far-se-á um mapeamento de pesquisas dos anos de 2020 a 2024 publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nas revistas estratificadas com qualis A1 da área da Educação Matemática, sobre as escolhas dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática. Também será realizada uma Pesquisa Documental, analisando os documentos oficiais e problematizando as exigências legais e pedagógicas para a formação do professor de Matemática. Finalmente, utilizando a História Oral, que segundo Garnica (2003) ela embasa nos argumentos colhidos dos indivíduos relevantes para a questão e objetivo de pesquisa, evidenciando suas histórias, para tal, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os egressos da Licenciatura em Matemática da Unimontes (2020-2024), pesquisando suas escolhas profissionais e acadêmicas após a Colação de Grau.
[1] A pandemia da Covid-19 foi uma crise de saúde global que iniciou em dezembro de 2019 e se estendeu por vários anos. Foi causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um vírus respiratório altamente contagioso. A pandemia teve um impacto significativo na saúde pública, educação, economia e na sociedade em geral.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)