PROJETO DE PESQUISA - IDENTIDADE SOCIAL E SEXUALIDADE: ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO SÓCIO- CULTURAL E EDUCAÇÃO SEXUAL DE PESSOAS EM PROSTITUIÇÃO

  • Autor
  • Aroldo Vieira de Moraes Filho
  • Co-autores
  • Zilmar Gonçalves Santos
  • Resumo
  • A sexualidade é direito e é fundamental à vida humana e envolve desde aspectos físicos, psicológicos, sociais, políticos, culturais até econômicos; difere de gênero; e o comportamento sexual modifica-se entre culturas e até na mesma cultura. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS): “a sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado dos outros aspectos da vida”. Dessa forma, para o desenvolvimento da sexualidade saudável é necessário o acesso à informação e o direito de exercer a sua sexualidade, sendo que a violação desse direito pode colocar em risco a saúde e a qualidade de vida da pessoa. Portanto, ter a sexualidade respeitada é um direito do ser humano. Este conceito é importante por trazer ao debate a dimensão relacional da violência, localizando-a nas relações sociais construídas historicamente. Se pensarmos que as violências são ações diretas sobre os corpos e subjetividades de outrem, poderíamos, então, considerar a violência sexual como as diversas modalidades de agressões dirigidas às pessoas com finalidade sexual de obter alguma sensação voltada para a sexualidade. Por isso, a educação sexual deve iniciar desde cedo, da mesma forma que iniciamos as crenças religiosas da família, os princípios familiares e de convivência social, ou seja, a educação sexual deve ser realizada no mesmo momento que iniciamos a construção do caráter da criança. A partir disto, é importante pesquisar como as pessoas em prostituição tiveram acesso a educação sexual durante a escolarização, pois pouco se sabe sobre as questões sociais que permeiam a vida dessas pessoas. Então, com objetivo de analisar como o contexto social das pessoas em prostituição interferem/afetam na construção da identidade social e se as pessoas em prostituição tiveram acesso à educação sexual durante o processo de escolarização e convívio social, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIMONTES), estão sendo realizados questionários com homens, mulheres e travestis em prostituição nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia –GO no intuito de coletar dados sobre as necessidades dessas populações em prostituição para sugestão de políticas públicas. Com esta pesquisa pretende-se abrir espaço para dialogar sobre como o contexto social influenciam a construção da identidade social das pessoas em prostituição, além de tirar o véu do preconceito, desconhecimento, tabus, e inverdades a respeito da sexualidade por meio da educação sexual.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação sexual, Contexto Social, Sexualidade.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)