RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS PESQUISADORAS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E PROVOCAÇÕES DAS AULAS DE EPISTEMOLOGIA EM PESQUISA

  • Autor
  • Jheniffer Ranielle Silva Fiuza
  • Co-autores
  • Izabela Soares de Souza
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho relata uma experiência das aulas e do seminário da disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. O propósito deste relato é descrever as práticas bem-sucedidas implementadas nas aulas, visando o desenvolvimento do conhecimento dos discentes. O objetivo central foi o de investigar os fundamentos teóricos e metodológicos que constituem um projeto de pesquisa, embasando-se em autores como Minayo (2002), Gengnagel e Pasinato (2012) e Zuck e Bortoloto (2016). A metodologia adotada foi uma revisão de literatura, que justifica se em reconhecer a importância de orientações recebidas e discutidas em sala de aula para a elaboração, estruturação e promoção de um projeto de pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • Pesquisa. Formação. Projeto de Pesquisa. Experiência
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)