CONTEÚDOS DE HISTÓRIA MEDIEVAL EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS: UM ESTUDO ANALÍTICO

  • Autor
  • Luís Fernando de Souza Alves
  • Co-autores
  • Lucas Matheus Araujo Bicalho , Stefany Reis Marquioli , Virginia Gusmão Meira
  • Resumo
  • Não é de se surpreender que haja espaço para aperfeiçoamento e melhorias no campo da educação, uma vez que, como já dizia um antigo dito latino anônimo, “Tempora mutantur et nos mutamur cum illis”, isto é, “Os tempos mudam e nós mudamos com eles” (In: Harrison, 1994, p. 170, tradução e ênfase nossa). Novos tempos trazem consigo novas mudanças, novas descobertas e novas necessidades, daí ser preciso o rever visões cristalizadas, em livros didáticos, sobre o período da idade média. Além do mais, encontra-se em manuais didáticos uma certa tendência e foco em preparo de processos seletivos, sem atentar para uma educação que vá além de uma aprovação e que dê espaço para pensar a diversidade, por exemplo (Brandão, 2007; Freire, 1996). Diante dessa justificativa, a pesquisa em questão tem o objetivo de analisar o conteúdo de dois livros didáticos de História para o Ensino Médio, um da autoria de Gilberto Elias Salomão, publicado em 2017, e o outro de Alexandre de Oliveira Torres Fantagussi e Edriano Abreu, com publicação em 2018. Por fim, o referencial teórico que fundamentará o procedimento de análise de conteúdo dos livros didáticos é aquele de estudiosos relacionados ao estudo do período medieval, como Norman Davies (1996), Alain Guerreau (1982), Jean Flori (2013), Bryan Ward-Perkins (2006) e Walter Goffat (2003).

  • Palavras-chave
  • História, Idade Média, Livros didáticos
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)