Não é de se surpreender que haja espaço para aperfeiçoamento e melhorias no campo da educação, uma vez que, como já dizia um antigo dito latino anônimo, “Tempora mutantur et nos mutamur cum illis”, isto é, “Os tempos mudam e nós mudamos com eles” (In: Harrison, 1994, p. 170, tradução e ênfase nossa). Novos tempos trazem consigo novas mudanças, novas descobertas e novas necessidades, daí ser preciso o rever visões cristalizadas, em livros didáticos, sobre o período da idade média. Além do mais, encontra-se em manuais didáticos uma certa tendência e foco em preparo de processos seletivos, sem atentar para uma educação que vá além de uma aprovação e que dê espaço para pensar a diversidade, por exemplo (Brandão, 2007; Freire, 1996). Diante dessa justificativa, a pesquisa em questão tem o objetivo de analisar o conteúdo de dois livros didáticos de História para o Ensino Médio, um da autoria de Gilberto Elias Salomão, publicado em 2017, e o outro de Alexandre de Oliveira Torres Fantagussi e Edriano Abreu, com publicação em 2018. Por fim, o referencial teórico que fundamentará o procedimento de análise de conteúdo dos livros didáticos é aquele de estudiosos relacionados ao estudo do período medieval, como Norman Davies (1996), Alain Guerreau (1982), Jean Flori (2013), Bryan Ward-Perkins (2006) e Walter Goffat (2003).
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)