Resumo – Relato de Experiência
Este texto descreve uma atividade direcionada a estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola situada em Montes Claros, MG, como parte das celebrações do Dia Internacional da Matemática. Os resultados constatados indicam que a atividade incentivou os estudantes na mobilização de uma aprendizagem mais engajada e significativa.
Contextualização e Justificativa da Prática Desenvolvida
Este trabalho delineia atividades de extensão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. As oficinas, realizadas utilizando a técnica de rotação por estações, visam despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à disciplina Matemática.
Problema Norteador e Objetivos
O foco do planejamento e implementação da oficina foi responder à pergunta: Como promover o desenvolvimento prático e lúdico da compreensão e das habilidades de localização no espaço? Os objetivos estabelecidos foram: Fomentar a compreensão espacial dos estudantes; incentivar a habilidade de descrever a localização de pessoas e objetos em relação à própria posição; empregar terminologias como direita, esquerda, em cima, em baixo, em frente e atrás.
Procedimentos Metodológicos
No método de rotação por estações, os estudantes são organizados em grupos, cada um com uma tarefa ou atividade, de acordo com os objetivos do professor (Soares et al., 2018). Na estação 3, ocorreu a oficina “Orientação Matemática: Uma Aventura de Exploração no Espaço”, onde os estudantes assumiram papéis de "robô" e "computador". Um circuito desafiador foi montado com fitas adesivas, cones e bambolês, onde os grupos percorriam alternadamente. O "computador" direcionava o "robô", por meio de instruções, enquanto este último permanecia com os olhos vendados. Após o percurso, enfrentavam um desafio de lógica com tampinhas e papéis retangulares, que tinha como objetivo a identificação de padrões e sequências.
Fundamentação Teórica que Sustentou a Prática Desenvolvida
As atividades realizadas englobam o desenvolvimento de habilidades delineadas na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), de forma específica: EF01MA11 e EF01MA12, que se referem à compreensão espacial e à descrição da localização de pessoas e objetos no espaço.
Resultados da Prática
Os desdobramentos demonstraram progresso nas habilidades de localização e compreensão espacial dos estudantes, evidenciado pela melhoria na descrição da localização de objetos e no estímulo ao raciocínio. A atividade também impulsionou o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, incentivando uma aprendizagem mais participativa.
Relevância Social da Experiência para o Contexto/Público Destinado e para a Educação e Relações com o Eixo Temático do COPED
A atividade é socialmente relevante ao promover o desenvolvimento da compreensão espacial e habilidades de localização de forma lúdica e prática, sendo que esta contribui para a ampliação do repertório conceitual dos estudantes na área da Educação Matemática, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento de competências matemáticas mais complexas no decorrer de sua trajetória educacional.
Considerações Finais
A atividade é eficaz para desenvolver habilidades espaciais em estudantes do Ensino Fundamental, além de promover o interesse na aprendizagem matemática. Esta experiência ressalta a importância de estratégias pedagógicas lúdicas e contextualizadas para o ensino de conceitos matemáticos, sendo relevante para o contexto educacional contemporâneo.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
SOARES, Lêda Freire; BEAUMONT, Maria Teresa; VALE, Leandra Mendes; CARDOSO, Rosângela Leite Aguilar; SILVA, Luana de Assis; LIMA, Ana Vitória Cardoso; FERREIRA, Anna Carolina Costa; SILVA, Alessandra Araújo. Rotação por estações - matemática através de jogos. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 5, p. 74–77, 2018. DOI: 10.5935/2447-8539.20180010.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)