Em meados da década de 1930, o Brasil testemunhou um enfraquecimento na influência da Missão Militar Francesa (MMF), delineado por ações governamentais que buscavam diminuir a presença dos oficiais franceses nos cargos de comando das Forças Armadas. Esse contexto foi marcado por um esforço para ajustar os termos de parceria entre o Brasil e a França, mas a metodologia e a doutrina francesas continuaram a predominar no campo do ensino na Escola de Equitação do Exército (EsEqEx). Assim, com o fito de compreender a influência da equitação no ensino e a sua relação com o hipismo, nasce o presente estudo, que tem, como objetivo, interpretar o papel da MMF e da EsEqEx na formação de atletas de hipismo. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza documental em arquivos da Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), do Arquivo Histórico do Exército (AHEx), no acervo da Hemeroteca Digital Brasileira e no acervo pessoal da família de Oromar Osório, comandante de Divisão de Cavalaria do Exército. Apesar desse contexto de enfraquecimento da atuação da Missão Militar Francesa, podemos compreender que a relação Brasil-França foi propícia no campo da equitação, ao identificar-se que o modelo francês teve sua solidificação junto ao esporte hípico em terras brasileiras. Um detalhe da influência da instrução de equitação francesa foi os muitos manuais de equitação em francês e de origem da Escola de Equitação de Saumur, na França. Dessa forma, podemos notar que a necessidade de uma doutrina e a influência da MMF na equitação promoveram o estilo “francês” de cavalgar em meio aos instrutores.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)