INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROMOVENDO AMBIENTES ACOLHEDORES E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

  • Autor
  • Quissa Laiana Alves de Araújo
  • Co-autores
  • Sérgio Renato Oliveira
  • Resumo
  • A promoção da inclusão na Educação Infantil é fundamental, pois permite o suporte direto às crianças com necessidades especiais, fator esse essencial para sua formação como adultos competentes e capacitados. Carvalho (1998) e Oliveira & Poker (2002) apresentam que o paradigma da escola inclusiva pressupõe, conceitualmente, a existência de uma educação apropriada e de qualidade possibilitada de forma ligada a todos os alunos. Há não muito tempo, essas crianças eram frequentemente excluídas em vez de incluídas na educação infantil, uma realidade que prejudicava severamente seu desenvolvimento integral e favorecia uma maior dependência em todos os aspectos da vida cotidiano, representando um obstáculo significativo para o progresso social (Silva, 2019). Com base nessa linha de pensamento o presente relato vem evidenciar o trabalho de monitoria desenvolvido em uma turma do segundo ano do ensino fundamental em rede de ensino privado da cidade de Almenara-MG, com o objetivo de auxiliar um aluno e suas necessidades individuais e atividades escolares. Este trabalho envolveu a criação de ambientes escolares acolhedores, a adaptação das práticas pedagógicas e a promoção da participação ativa do aluno. A inclusão escolar não apenas beneficia as crianças com necessidades especiais, mas também contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. É a garantia de que a criança receba o suporte necessário para alcançar seu potencial máximo de aprendizagem e sucesso. E como afirmou o renomado educador e filósofo Paulo Freire, "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com igualdades

    Em conclusão, o relato desta experiência de monitoria na Educação Infantil ressalta a importância vital da inclusão escolar e do apoio individualizado aos alunos com necessidades especiais, ele não apenas beneficiou o aluno em questão, mas também enriqueceu o ambiente escolar como um todo, fortalecendo a comunidade educacional e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

  • Palavras-chave
  • Inclusão, educação e aprendizagem.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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