A promoção da inclusão na Educação Infantil é fundamental, pois permite o suporte direto às crianças com necessidades especiais, fator esse essencial para sua formação como adultos competentes e capacitados. Carvalho (1998) e Oliveira & Poker (2002) apresentam que o paradigma da escola inclusiva pressupõe, conceitualmente, a existência de uma educação apropriada e de qualidade possibilitada de forma ligada a todos os alunos. Há não muito tempo, essas crianças eram frequentemente excluídas em vez de incluídas na educação infantil, uma realidade que prejudicava severamente seu desenvolvimento integral e favorecia uma maior dependência em todos os aspectos da vida cotidiano, representando um obstáculo significativo para o progresso social (Silva, 2019). Com base nessa linha de pensamento o presente relato vem evidenciar o trabalho de monitoria desenvolvido em uma turma do segundo ano do ensino fundamental em rede de ensino privado da cidade de Almenara-MG, com o objetivo de auxiliar um aluno e suas necessidades individuais e atividades escolares. Este trabalho envolveu a criação de ambientes escolares acolhedores, a adaptação das práticas pedagógicas e a promoção da participação ativa do aluno. A inclusão escolar não apenas beneficia as crianças com necessidades especiais, mas também contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. É a garantia de que a criança receba o suporte necessário para alcançar seu potencial máximo de aprendizagem e sucesso. E como afirmou o renomado educador e filósofo Paulo Freire, "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com igualdades
Em conclusão, o relato desta experiência de monitoria na Educação Infantil ressalta a importância vital da inclusão escolar e do apoio individualizado aos alunos com necessidades especiais, ele não apenas beneficiou o aluno em questão, mas também enriqueceu o ambiente escolar como um todo, fortalecendo a comunidade educacional e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)