Este estudo investiga a prática pedagógica de utilizar jogos no processo de alfabetização e letramento, conduzida pelo Programa Rede de Leituras em uma escola pública de Montes Claros-MG. O objetivo foi examinar como essa abordagem beneficia alunos com dificuldades de aprendizagem, visando melhorar seu desempenho escolar. Os procedimentos metodológicos se basearam em teóricos como Almeida (2003), Kishimoto (2017), Piaget (2017), Soares (2004) e Teixeira (1995), incluindo diagnóstico de aprendizagem e pesquisa de campo. Os resultados demonstraram avanços significativos nos alunos participantes, com maior motivação e interesse pelo aprendizado. Os jogos pedagógicos, valorizando ludicidade e dinamismo, beneficiaram o desenvolvimento psicomotor e as habilidades cognitivas dos alunos. O estudo reforça a eficácia dos jogos pedagógicos como instrumentos promotores de aprendizagem e engajamento, destacando sua capacidade de superar desafios educacionais e motivar os alunos a se envolverem ativamente em seu aprendizado. Conclui-se que a educação lúdica por meio de jogos é uma ferramenta valiosa no contexto da alfabetização e letramento, proporcionando um aprendizado envolvente, interativo e capaz de superar obstáculos educacionais. A utilização de jogos pedagógicos também enriquece o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo a possibilidade de criar aulas distintas e romper com a monotonia do cotidiano escolar.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)