UM PAÍS CHAMADO INFÂNCIA: A EDUCAÇÃO LÚDICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Autor
  • Walisson Oliveira Santos
  • Resumo
  • Este estudo investiga a prática pedagógica de utilizar jogos no processo de alfabetização e letramento, conduzida pelo Programa Rede de Leituras em uma escola pública de Montes Claros-MG. O objetivo foi examinar como essa abordagem beneficia alunos com dificuldades de aprendizagem, visando melhorar seu desempenho escolar. Os procedimentos metodológicos se basearam em teóricos como Almeida (2003), Kishimoto (2017), Piaget (2017), Soares (2004) e Teixeira (1995), incluindo diagnóstico de aprendizagem e pesquisa de campo. Os resultados demonstraram avanços significativos nos alunos participantes, com maior motivação e interesse pelo aprendizado. Os jogos pedagógicos, valorizando ludicidade e dinamismo, beneficiaram o desenvolvimento psicomotor e as habilidades cognitivas dos alunos. O estudo reforça a eficácia dos jogos pedagógicos como instrumentos promotores de aprendizagem e engajamento, destacando sua capacidade de superar desafios educacionais e motivar os alunos a se envolverem ativamente em seu aprendizado. Conclui-se que a educação lúdica por meio de jogos é uma ferramenta valiosa no contexto da alfabetização e letramento, proporcionando um aprendizado envolvente, interativo e capaz de superar obstáculos educacionais. A utilização de jogos pedagógicos também enriquece o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo a possibilidade de criar aulas distintas e romper com a monotonia do cotidiano escolar.

  • Palavras-chave
  • Jogos, Alfabetização, Letramento.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)