Esta pesquisa foi instigada pelas experiências vividas no estágio supervisionado observando a atuação prática de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir dos relatos e das observações do estágio surgiu a curiosidade de compreender esse processo de forma mais incisiva. Desta forma, tem-se como pauta responder ao seguinte questionamento: Quais são as principais práticas utilizadas pelas professoras do 1° ano do Ensino Fundamental (EF) na alfabetização, e como essas práticas implicam no processo de ensino e aprendizagem? Aponta-se como objetivo geral identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras do 1° ano do Ensino Fundamental (EF), no processo de alfabetização. E como objetivos específicos, pesquisar sobre as principais práticas pedagógicas utilizadas por essas professoras; entender quem são os sujeitos da aprendizagem, e como eles aprendem; e discutir como as práticas usadas influenciam o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa começa trazendo alguns conceitos sobre práticas pedagógicas citado por Verdum (2013). A autora afirma que não existe um conceito específico para determinar tal termo [Prática Pedagógica], tudo dependerá da corrente que se segue, no entanto, afirma que as práticas usadas pelo professor, são essenciais para o processo de construção do conhecimento do aluno. A autora diz que o conceito referente a prática pedagógica “[...] ainda permanece muito arraigado a ideia de transmissão do conhecimento, à competência instrumental” (Verdum, 2003, p.103). Neste sentido, pode-se perceber que a alfabetização vai muito além de apenas ensinar o aluno o código da língua escrita, é importante também inserir esse aluno em práticas de letramento, com o intuito de formar um cidadão capaz de ler e compreender as informações que estão presentes na sua vida cotidiana. Mas esse processo é complexo, para que a criança consiga ter o domínio dos códigos da linguagem, ele precisa passar por muitas fases, e essas fases são citadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), na pesquisa intitulada como “Psicogênese da Língua Escrita”, onde as autoras vêm falar sobre as fases que as crianças passam até aprenderem a ler e escrever, fases essa que devem ser analisadas e compreendidas pelo professor alfabetizador, para que este, consiga criar estratégias de ensino condizentes as necessidades de cada aluno. Como metodologia propõe-se uma revisão bibliográfica, pesquisa eletrônica, aplicação e análise questionário semiestruturado com abordagem qualitativa, além de documentação a respeito do tema. Compreende-se que esta pesquisa têm um valor social significativo, visto que trará diversas informações a respeito das práticas usadas em sala de aula para propiciar um melhor ambiente de alfabetização.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)