EXPLORANDO A ALFABETIZAÇÃO: UMA JORNADA DE APRENDIZAGEM NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Alaís Ribeiro Santos
  • Co-autores
  • Anna Luísa Araújo Santos , Cláudia Soares de Oliveira Braga
  • Resumo
  • Durante o segundo módulo do Programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual Professora Nhá Gui de Azevedo, a coordenação optou por seguir com as atividades de alfabetização do projeto de intervenção. Esse projeto visou auxiliar alunos do 2° e 3° ano com dificuldades em leitura e escrita. O objetivo do trabalho proposto visou aprimorar as atividades de alfabetização pedagógica com base nas conclusões das intervenções anteriores para alunos com dificuldades em leitura e escrita.  O professor precisa planejar, direcionar o ensino da aprendizagem e avaliar, para que possa atingir seus objetivos.  A metodologia utilizada nas intervenções realizadas com alunos dos 2º e 3º anos, focalizou o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes. Como fruto das diversas formações, visto que a poesia contribui para o enriquecimento do mundo lúdico da criança, foram desenvolvidas atividades com base no poema “leilão de jardim” de Cecília Meireles, foram incorporadas dinâmicas interativas, promovendo leitura e atividades com foco de socialização foram incluídas atividades com foco de socialização, desenho e jogos. Além de ser prazeroso estudar com poesias, elas desenvolvem sensibilidade no intelectual infantil e entregam benefícios na alfabetização. Como resultados obtidos no decorrer de cada semana, as atividades planejadas mostravam os avanços e as necessidades de cada um. A princípio, o que começou por uma observação da escola se tornou uma experiência de vida profissional. Por fim, o olhar para o outro a partir do olhar para si mesmo é fundamental para o processo de ensino aprendizagem significativo. O Projeto de Intervenção criado para as acadêmicas auxiliou na compreensão da prática pedagógica, na aplicação de teorias, foi uma riqueza enorme e, sem dúvidas, agregou muito no nosso processo de formação como Pedagogo. 

  • Palavras-chave
  • Alfabetização. Aprendizagem, Residência Pedagógica
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)