TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Sabrina Lauren Cardoso Alkimin
  • Co-autores
  • Ellen Cristina Pereira Soares , Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
  • A tecnologia permeia a sociedade e a incorporação dos recursos tecnológicos no contexto escolar, constituindo uma possibilidade de tornar a educação mais envolvente por meio de abordagens inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando o estabelecimento de uma conexão entre a teoria e a prática,oferecendo experiências educativas envolventes e interativas. Por isso,em nosso trabalho buscamos realizar uma análise sobre a incorporação das tecnologias na sala de aula,durante as aulas de Matemática.O objetivo principal de nosso trabalho foi analisar e discutir a importância de integrar a tecnologia como prática pedagógica na Educação Matemática, tornando-a cada vez mais eficaz e envolvente, promovendo a aprendizagem um ambiente dinâmico. Por meio de revisão de literatura nas aulas da disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática I, no 4º período do Curso de Pedagogia, do Campus Brasília de Minas e, também de  pesquisa de campo em escolas públicas, realizamos observações das aulas em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando compreender a importância da tecnologia durante os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados dos nossos estudos apontam que, as escolas ainda não realizam investimentos nas tecnologias, nem mesmo o uso de calculadoras. Percebe-se, que os professores apresentam insegurança em relação ao uso das tecnologias em sala de aula, alegando que ela pode substituir a interação humana, gerar desinteresse e acomodação nos estudantes. D’Ambrosio (1996), destaca que a incorporação de toda a tecnologia disponível no mundo atualmente é essencial para tornar a Matemática uma ciência de hoje. Ele também afirma que “(...) ignorar a presença de computadores e calculadoras é condenar os estudantes a uma subordinação total a subempregos” (D’Ambrosio, 1990, p.17). A partir dos resultados obtidos em nossa pesquisa, concluímos que nas escolas públicas ainda não há projetos voltados para a tecnologia na prática pedagógica, embora essa prática tenha o potencial de dinamizar os processos de ensino e aprendizagem, tornando-os eficazes e  interativos, estimulando o desenvolvimento dos estudantes.Vale ressaltar também, que muitas instituições ainda necessitam, principalmente, de investimentos na  infraestrutura tecnológica, bem como formação de professores, a fim de que possam usufruir e utilizar esses recursos de forma adequada em sala de aula .

     

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia; Prática Pedagógica; Educação Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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