PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PRÁTICA

  • Autor
  • Nicoli Barbosa de Sousa
  • Co-autores
  • Aline Azevedo Alves , Cleuneide Pereira Ramos , Dayse Magna Santos Moura , Renata Rocha Frota
  • Resumo
  • O relato discorre sobre uma experiência do Programa Residência Pedagógica- RP em uma escola pública estadual da cidade de Espinosa/MG. Este relato de experiência apresenta a vivência de uma acadêmica do curso de pedagogia em um Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, realizado entre o período de 01/10/2021 á 31/03/2022. O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e resultados obtidos, do programa a partir da visão dos residentes. O objetivo deste trabalho é explicitar, na visão do residente do PRP, a percepção da realida no ambiente educacional, suas experiências de auxiliar docência na escola-campo e como perceberam a formação teórica se retratando na prática.Os principais resultados dessa experiência da Regência Pedagógica passam, necessariamente, pela própria vivência da prática da docência, isto é, lidar com a realidade das crianças, da escola, dos pares- equipe- e aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades frente a pouca experiência nessa área, uma vez que todo trabalho executado foram realizados de forma remota em decorrência da crise pandêmica, com o programa residência pedagógica-RP possibilitou descobrir se realmente esta seria minha vocação.Ser professor é uma profissão que lida com indivíduos que necessitam desenvolver sua capacidade para seu desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Vale resssaltar, que o programa RP é de extrema importância para a formação dos acadêmicos.

  • Palavras-chave
  • Residência, Experiência, Formação Docente.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)