O relato discorre sobre uma experiência do Programa Residência Pedagógica- RP em uma escola pública estadual da cidade de Espinosa/MG. Este relato de experiência apresenta a vivência de uma acadêmica do curso de pedagogia em um Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, realizado entre o período de 01/10/2021 á 31/03/2022. O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e resultados obtidos, do programa a partir da visão dos residentes. O objetivo deste trabalho é explicitar, na visão do residente do PRP, a percepção da realida no ambiente educacional, suas experiências de auxiliar docência na escola-campo e como perceberam a formação teórica se retratando na prática.Os principais resultados dessa experiência da Regência Pedagógica passam, necessariamente, pela própria vivência da prática da docência, isto é, lidar com a realidade das crianças, da escola, dos pares- equipe- e aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades frente a pouca experiência nessa área, uma vez que todo trabalho executado foram realizados de forma remota em decorrência da crise pandêmica, com o programa residência pedagógica-RP possibilitou descobrir se realmente esta seria minha vocação.Ser professor é uma profissão que lida com indivíduos que necessitam desenvolver sua capacidade para seu desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Vale resssaltar, que o programa RP é de extrema importância para a formação dos acadêmicos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)