A pesquisa analisou uma entrevista diagnóstica realizada com 12 crianças de 5 e 6 anos, provenientes de escolas públicas e particulares em Montes Claros, no contexto do Trabalho de Campo da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, do Curso de Pedagogia, no quarto período, cursando no segundo semestre de 2023 na Unimontes. O objetivo foi analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático nessas crianças, identificando suas diferentes abordagens na resolução de questões matemáticas. Utilizando recursos pedagógicos variados, organizados em uma caixa que continua blocos lógicos, massinha de modelar, fichas coloridas, tampinhas, varetas, cartões com gravuras de animais, saquinhos, foram identificadas diferentes abordagens na resolução de questões matemáticas, evidenciando compreensões diversas entre as crianças. Os resultados apontaram variações na compreensão das questões, destacando desafios individuais no processo de aprendizagem.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)