O analfabetismo na velhice é um problema sociopolítico grave, muitas vezes resultante da falta de acesso à educação durante a juventude devido a desafios socioeconômicos, territoriais e de gênero. Com o avanço da idade, pode ocorrer dificuldades adicionais como limitações físicas, cognitivas, neurológicas e intelectuais. Isso pode promover impasses no dia a dia e isolamento social, impactando negativamente na participação comunitária. No entanto, políticas educacionais específicas para idosos analfabetos ainda são escassas e precisam ser priorizadas para promover a inclusão e a qualidade de vida dessa parcela da população.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)