A POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS
Juliana Pereira Camayo
Universidade Estadual de Montes Claros
Julianacamayo1@gmail.com
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Universidade Estadual de Montes Claros
viviane.brandao@unimontes.br
Eixo: Educação e Diversidade
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Montes Claros/MG
Resumo Simples
O espaço escolar possui uma diversidade de indivíduos, de diferentes origens, raças, sexo, idades ou deficiências. Logo, a escola deve erradicar a exclusão social e criar um espaço democrático e inclusivo. Ainda, deve proporcionar o respeito a todos os estudantes, sem nenhuma descriminação. Dito isso, as escolas municipais de Montes Claros estão equipadas e capacitadas para o atendimento especializado? A equipe de profissionais da educação está qualificada de modo que efetive a inclusão escolar?. O estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação da política pública de inclusão no ensino fundamental nas escolas municipais de Montes Claros/MG. A escolha desta temática surgiu por meio da experiência do estágio obrigatório na graduação dentro das escolas municipais e por vínculo familiar, percebendo algumas fragilidades na Política Pública de Inclusão Educacional dentro das escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, permeada por uma pesquisa de campo nas Escolas Municipais de Montes Claros-MG. A fundamentação teórica perpassa por meio de leis e documentos oficiais do governo, em âmbito nacional, estadual e municipal. Além de autores como Chauí (2018), Favero (2019), Paulon, Freitas e Pinho (2005), Soares (2023) e outros autores que discutem sobre a educação inclusiva. A pesquisa encontra-se em curso, observa-se com os dados preliminares que a Política Pública de Inclusão Educacional nas Escolas de Montes Claros-MG existe, porém, precisa avançar na sua efetividade no que tange a formação adequada para a equipe pedagógica e ações realizadas em sala de aula e em toda a comunidade escolar em relação a Educação Inclusiva.
Referências
FAVERO, Osmar. et al. Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.
GOMES, Elizabeth Chagas; MARINHO, Camila Holanda. Política Educacional Inclusiva no Brasil: um direito humano básico. Inovação & Tecnologia Social, 2020, 43–52.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)