A POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS

  • Autor
  • Juliana Pereira Camayo
  • Co-autores
  • Viviane Bernadeth Gandra Brandão
  • Resumo
  •  

    A POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS

     

    Juliana Pereira Camayo

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Julianacamayo1@gmail.com

     

    Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

    Universidade Estadual de Montes Claros

    viviane.brandao@unimontes.br

     

    Eixo: Educação e Diversidade

    Palavras-chave: Educação. Inclusão. Montes Claros/MG

     

    Resumo Simples

     

    O espaço escolar possui uma diversidade de indivíduos, de diferentes origens, raças, sexo, idades ou deficiências. Logo, a escola deve erradicar a exclusão social e criar um espaço democrático e inclusivo. Ainda, deve proporcionar o respeito a todos os estudantes, sem nenhuma descriminação. Dito isso, as escolas municipais de Montes Claros estão equipadas e capacitadas para o atendimento especializado? A equipe de profissionais da educação está qualificada de modo que efetive a inclusão escolar?. O estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação da política pública de inclusão no ensino fundamental nas escolas municipais de Montes Claros/MG. A escolha desta temática surgiu por meio da experiência do estágio obrigatório na graduação dentro das escolas municipais e por vínculo familiar, percebendo algumas fragilidades na Política Pública de Inclusão Educacional dentro das escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, permeada por uma pesquisa de campo nas Escolas Municipais de Montes Claros-MG. A fundamentação teórica perpassa por meio de leis e documentos oficiais do governo, em âmbito nacional, estadual e municipal. Além de autores como Chauí (2018), Favero (2019), Paulon, Freitas e Pinho (2005), Soares (2023) e outros autores que discutem sobre a educação inclusiva. A pesquisa encontra-se em curso, observa-se com os dados preliminares que a Política Pública de Inclusão Educacional nas Escolas de Montes Claros-MG existe, porém, precisa avançar na sua efetividade no que tange a formação adequada para a equipe pedagógica e ações realizadas em sala de aula e em toda a comunidade escolar em relação a Educação Inclusiva.

     

    Referências

    FAVERO, Osmar. et al. Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.

    GOMES, Elizabeth Chagas; MARINHO, Camila Holanda. Política Educacional Inclusiva no Brasil: um direito humano básico. Inovação & Tecnologia Social, 2020, 43–52.

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

     

  • Palavras-chave
  • Educação. Inclusão. Montes Claros/MG
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

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Financiamento

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