Este trabalho aborda os encontros vivenciados na disciplina “Letramento literário e em multimodalidade”, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes. Embora o foco esteja na literatura, a disciplina, ressalta a escassez de reflexões sobre a interconexão entre literatura/leitura e experiência. No campo pedagógico, há uma tendência predominante de se concentrar exclusivamente nas teorias e metodologias acadêmicas, negligenciando o extenso reservatório de conhecimento adquirido com a aplicação literária. Em vista disso, a reivindicação da experiência no âmbito pedagógico implica em reconhecer e valorizar o conhecimento prático dos professores, destacando a importância da prática literária como uma experiência de desaceleração, lentidão e ruminação essencial para a formação educacional.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)