PRÁTICA LITERÁRIA E O SABER DA EXPERIÊNCIA NO CAMPO PEDAGÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Karla Francine Corrêa Freitas
  • Co-autores
  • Luiz Henrique Carvalho Penido
  • Resumo
  •  

    Este trabalho aborda os encontros vivenciados na disciplina “Letramento literário e em multimodalidade”, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes. Embora o foco esteja na literatura, a disciplina, ressalta a escassez de reflexões sobre a interconexão entre literatura/leitura e experiência. No campo pedagógico, há uma tendência predominante de se concentrar exclusivamente nas teorias e metodologias acadêmicas, negligenciando o extenso reservatório de conhecimento adquirido com a aplicação literária. Em vista disso, a reivindicação da experiência no âmbito pedagógico implica em reconhecer e valorizar o conhecimento prático dos professores, destacando a importância da prática literária como uma experiência de desaceleração, lentidão e ruminação essencial para a formação educacional.

     

  • Palavras-chave
  • Educação. Saber de experiência. Prática Literária. Relato de experiência.
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)