O presente trabalho de pesquisa se insere no campo das políticas púbicas educacionais com foco na formação de professores. Ela é pautada pelo seguinte problema de pesquisa: A formação continuada em serviço de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental está em acordo com o Plano Nacional de Educação? Como objetivo pretendemos primariamente, investigar a formação continuada em serviço dos professores, em nível de pós-graduação, em relação ao Plano Nacional de Educação – PNE no Município de Montes Claros/MG, mas também, temos secundariamente a intenção de apresentar o grau de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Munícipio de Montes Claros/MG, discutir a organização de formação continuada em serviço ofertada aos professores, debater o Plano de Carreira Docente do Município de Montes Claros/MG em relação ao Plano Nacional de Educação – PNE no que se refere à formação continuada em nível de pós-graduação e relatar os desafios da formação continuada dos professores e analistas educacionais do Sistema Municipal de Educação. Nossa fundamentação teórica está pautada em autores como Melo (1999), Nóvoa (2019), Veiga (2014) e Oliveira (2013). Como procedimentos metodológicos, pensamos em desenvolver uma pesquisa qualitativa, em que se pretende realizar uma Análise Documental e Revisão Sistemática de Literatura - RSL para o levantamento de pesquisas já publicadas sobre a temática. Faz parte da proposta, a realização de entrevistas com uma amostra de professores de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental e Analistas Educacionais responsáveis de quatro escolas municipais. A pesquisa ainda se encontra em fase inicial, não sendo possível relatar os resultados parciais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)