A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Ana Clara Silva Lucas
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho de pesquisa se insere no campo das políticas púbicas educacionais com foco na formação de professores. Ela é pautada pelo seguinte problema de pesquisa:  A formação continuada em serviço de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental está em acordo com o Plano Nacional de Educação? Como objetivo pretendemos primariamente, investigar a formação continuada em serviço dos professores, em nível de pós-graduação, em relação ao Plano Nacional de Educação – PNE no Município de Montes Claros/MG, mas também, temos secundariamente a intenção de apresentar o grau de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Munícipio de Montes Claros/MG, discutir a organização de formação continuada em serviço ofertada aos professores, debater o Plano de Carreira Docente do Município de Montes Claros/MG em relação ao Plano Nacional de Educação – PNE no que se refere à formação continuada em nível de pós-graduação e relatar os desafios da formação continuada dos professores e analistas educacionais do Sistema Municipal de Educação. Nossa fundamentação teórica está pautada em autores como Melo (1999), Nóvoa (2019), Veiga (2014) e Oliveira (2013). Como procedimentos metodológicos, pensamos em desenvolver uma pesquisa qualitativa, em que se pretende realizar uma Análise Documental e Revisão Sistemática de Literatura - RSL para o levantamento de pesquisas já publicadas sobre a temática. Faz parte da proposta, a realização de entrevistas com uma amostra de professores de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental e Analistas Educacionais responsáveis de quatro escolas municipais. A pesquisa ainda se encontra em fase inicial, não sendo possível relatar os resultados parciais.

  • Palavras-chave
  • Plano Nacional de Educação, Formação de Professores na Pós-Graduação, Formação Docente em Serviço, Sistema Educacional de Ensino de Montes Claros/MG.
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)