A Matemática desempenha um papel crucial na Educação Infantil, pois contribui para o desenvolvimento do conhecimento cognitivo, como raciocínio lógico, a resolução de problemas e o pensamento crítico, além de promover o interesse e a compreensão dos conceitos matemáticos desde a primeira infância. As ideias de Kamii (1992) são relevantes nesse contexto, pois trazem contribuições teóricas e práticas para a Educação Matemática, enfatizando a importância de estratégias de ensino e de aprendizagem que considerem o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. A experiência foi vivenciada em sala de aula, quando a professora da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, do quarto período do Curso de Pedagogia, da Unimontes, nos propôs fazer a leitura do livro “A criança e o número: Implicações Educacionais da Teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos’’ da autora Constance Kamii (1992), e com base nesse livro ela sorteou algumas acadêmicas para explicar um capítulo do livro, após ela ter feito uma Aula Expositiva Dialogada sobre a introdução e capítulo 1 do livro. Sem tempo estipulado e com participação de outras acadêmicas além de sorteada, cada acadêmica contribuiu de uma forma, possibilitando a ampliação dos conhecimentos sobre a temática abordada pela autora do livro. Achei essa prática extremamente importante pois nos possibilitou a ver a Matemática de outra de outra maneira, bem diferente do que estávamos acostumadas em nosso itinerário escolar. Esse livro nos fornece uma leitura valiosa para, nós professores em formação inicial, que desejamos aprofundar no entendimento sobre o desenvolvimento infantil e melhorar suas práticas de ensino em Matemática. Ele contribui significativamente para sua formação e prática pedagógica do professor. A metodologia aplicada envolve uma abordagem abrangente que combina o desenvolvimento profissional dos professores, o planejamento curricular adaptado e o envolvimento ativo dos estudantes na construção do conhecimento matemático. E os resultados observados destacam a influência positiva da metodologia no trabalho com a matemática em turmas da Educação Infantil. Isso ocorre porque a metodologia baseada nas ideias de Kamii (1992), proporciona uma base sólida para o desenvolvimento de pensamento matemático essencial, como raciocínio lógico a resolução de problemas e comunicação matemática. Sendo assim podemos identificar vários pontos fortes que são a aprendizagem ativa, onde os estudantes são incentivados a explorar, investigar e construir seu próprio conhecimento matemático, e a utilização de materiais concretos e manipulativos nas atividades matemáticas proporciona uma base sólida para a compreensão dos conceitos abstratos. Diante do exposto, podemos concluir que ao investir na formação de professores dentro da metodologia matemática é fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade social desde o início de sua jornada educacional.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)