Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os professores do primeiro ano de escolarização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. E os objetivos específicos foram: a) discutir os processos de Alfabetização Matemática; b) apresentar os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática trabalhados pelos professores e c) relacionar os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática com o cotidiano social dos estudantes. E procura responder ao seguinte questionamento: Como os professores do primeiro ano de escolarização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática? Metodologicamente, na perspectiva bibliográfica contou-se com autores como: D’ambrosio (1932 ), Selbach (2010) Tacca (2008) e Danyluk (2015) dentre outros estudiosos da área Matemática. Na parte descritiva, utilizou-se de realização de entrevistas com sete professoras do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas da rede Municipal de ensino, localizada na região sul na cidade de Montes Claros/MG. Conclui-se que ensinar Matemática de forma contextualizada, lúdica e prazerosa permitindo o estudante aprender o domínio da linguagem matemática de códigos e símbolos, do raciocínio logico e do registro por meio da prática mais condizente com seu cotidiano, pode despertar maior interesse na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Além de propiciar ao estudante a utilizar seus conhecimentos prévios matemáticos, levantar hipóteses, ainda na fase inicial da vida escolar.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)