ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: Uma conversa com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Autor
  • Maria Raquel Araújo Versiani
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os professores do primeiro ano de escolarização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.  E os objetivos específicos foram: a) discutir os processos de Alfabetização Matemática; b) apresentar os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática trabalhados pelos professores e c) relacionar os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática com o cotidiano social dos estudantes. E procura responder ao seguinte questionamento: Como os professores do primeiro ano de escolarização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática? Metodologicamente, na perspectiva bibliográfica contou-se com autores como: D’ambrosio (1932 ), Selbach (2010) Tacca (2008) e Danyluk (2015) dentre outros estudiosos da área Matemática. Na parte descritiva, utilizou-se de realização de entrevistas com sete professoras do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas da rede Municipal de ensino, localizada na região sul na cidade de Montes Claros/MG. Conclui-se que ensinar Matemática de forma contextualizada, lúdica e prazerosa permitindo o estudante aprender o domínio da linguagem matemática de códigos e símbolos, do raciocínio logico e do registro por meio da prática mais condizente com seu cotidiano, pode despertar maior interesse na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Além de propiciar ao estudante a utilizar seus conhecimentos prévios matemáticos, levantar hipóteses, ainda na fase inicial da vida escolar.

     

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização Matemática; Processos de ensino e de aprendizagem; Ensino Fundamental.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)