A IMPORTANCIA DO LIVRO LITERÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS

  • Autor
  • Eline Mendes Costa Muniz
  • Resumo
  • A IMPORTÂNCIA DO LIVRO LITERÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS

     

     

    Eline Mendes Costa Muniz 

    Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES 

    elinemendes010885@gmail.com

    Francely Aparecida dos Santos

    Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

    francely.santos@unimontes.br

     

    O trabalho com as histórias literárias além de propiciar um momento lúdico pode apresentar elementos que possibilitem a exploração de conteúdos relacionados à disciplina. Smole (1996, p.62) afirma que uma proposta de trabalho com a Matemática para a Educação infantil pode encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria, e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da Matemática. Calvino (1991) afirma a literatura como criadoras de imagem e, capaz de desenvolver a capacidade de imaginar, fantasiar e criar a partir das imagens visíveis do texto. O trabalho com os livros literários pode ajudar a contextualizar os conceitos matemáticos de uma forma mais acessível e envolvente, tornando a aprendizagem mais significativa para os pequenos. Através de histórias, personagens e situações do cotidiano presentes nos livros, as crianças conseguem visualizar e aplicar conceitos matemáticos de maneira mais prática e lúdica. Além disso, reafirmando o que o já descrito, os livros literários podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de resolver problemas e da criatividade das crianças. Essa exploração promove um entendimento mais profundo dos conceitos matemáticos apresentados nas histórias. A combinação entre a narrativa envolvente e os desafios matemáticos pode despertar o interesse das crianças pela disciplina, tornando a aprendizagem mais prazerosa. Todas essas ponderações só foram perceptíveis após uma experiência vivenciada por acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES dentro da disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática I, ministrada pela Profa. Francely Aparecida dos Santos, em algumas aulas foram apresentados textos que se faz entender como trabalhar a Matemática na Educação Infantil e AIEF. O principal objetivo da elaboração desse texto foi o de perceber que o ensino da Matemática precisa ser trabalhado de maneira lúdica e agradável e, que pode ser proporcionado através do gozo da leitura. Para os discentes em formação, se constrói a possibilidade de res-estabelecer uma conexão importantíssima do livro literário como recurso pedagógico na estimulação e formação do conhecimento matemático.

     

    Palavras-chave

    Livro Literário; Recurso Pedagógico; Conhecimento Matemático.

     

    Referências

    SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras,1991.

     

  • Palavras-chave
  • Livro Literário; Recurso Pedagógico; Conhecimento Matemática
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