A IMPORTÂNCIA DO LIVRO LITERÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS
Eline Mendes Costa Muniz
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
elinemendes010885@gmail.com
Francely Aparecida dos Santos
Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
francely.santos@unimontes.br
O trabalho com as histórias literárias além de propiciar um momento lúdico pode apresentar elementos que possibilitem a exploração de conteúdos relacionados à disciplina. Smole (1996, p.62) afirma que uma proposta de trabalho com a Matemática para a Educação infantil pode encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria, e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da Matemática. Calvino (1991) afirma a literatura como criadoras de imagem e, capaz de desenvolver a capacidade de imaginar, fantasiar e criar a partir das imagens visíveis do texto. O trabalho com os livros literários pode ajudar a contextualizar os conceitos matemáticos de uma forma mais acessível e envolvente, tornando a aprendizagem mais significativa para os pequenos. Através de histórias, personagens e situações do cotidiano presentes nos livros, as crianças conseguem visualizar e aplicar conceitos matemáticos de maneira mais prática e lúdica. Além disso, reafirmando o que o já descrito, os livros literários podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de resolver problemas e da criatividade das crianças. Essa exploração promove um entendimento mais profundo dos conceitos matemáticos apresentados nas histórias. A combinação entre a narrativa envolvente e os desafios matemáticos pode despertar o interesse das crianças pela disciplina, tornando a aprendizagem mais prazerosa. Todas essas ponderações só foram perceptíveis após uma experiência vivenciada por acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES dentro da disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática I, ministrada pela Profa. Francely Aparecida dos Santos, em algumas aulas foram apresentados textos que se faz entender como trabalhar a Matemática na Educação Infantil e AIEF. O principal objetivo da elaboração desse texto foi o de perceber que o ensino da Matemática precisa ser trabalhado de maneira lúdica e agradável e, que pode ser proporcionado através do gozo da leitura. Para os discentes em formação, se constrói a possibilidade de res-estabelecer uma conexão importantíssima do livro literário como recurso pedagógico na estimulação e formação do conhecimento matemático.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras,1991.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)