A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Sarah Sena de Almeida
  • Resumo
  •  

    O ensino de Matemática na Educação Infantil é um meio de desenvolver o pensamento lógico, a resolução de problemas e a compreensão dos conceitos matemáticos desde uma idade precoce. As crianças são capazes de compreender conceitos complexos se forem apresentadas a eles de forma concreta e contextualizadas. Para isso é necessário que as crianças tenham oportunidades de explorar, através de atividades práticas e envolventes, relacionando os conceitos matemáticos ao mundo real da criança, e mostrando como eles são ligados á situações do dia a dia, como brincadeiras ou atividades domesticas. É importante permitir que a criança descubra os princípios matemáticos por conta própria, em vez de simplesmente memoriza-los promovendo assim uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos matemáticos. Com o objetivo de conhecer a importância do ensino de Matemática na Educação Infantil, a partir das ideias de Constance Kamii, e entender como isso pode promover o desenvolvimento cognitivo e a preparação para desafios maiores, algumas atividades, discussões e leituras foram realizadas em sala de aula do Curso de Pedagogia.
    Metodologia: Para desenvolvimento deste trabalho foi realizada a leitura e exposição teórica e prática, do livro A Criança e o Número da autoria de Constance Kamii, publicado em 1990.Conclusão: Em conclusão, ao seguir a metodologia proposta por Constance Kamii para destacar a importância do ensino da Matemática na Educação Infantil, podemos observar os benefícios significativos que essa abordagem proporciona às crianças. Ao oferecer atividades práticas, contextualizadas e estimulantes, as crianças desenvolvem não apenas habilidades matemáticas fundamentais, mas também pensamento lógico, resolução de problemas e confiança em suas capacidades. Além disso, essa metodologia promove um aprendizado ativo e significativo, onde as crianças são incentivadas a explorar, descobrir e construir seu próprio entendimento dos conceitos matemáticos.

     

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento infantil; Criança e Infância; Educação Matemática.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)