O PENSAMENTO LÓGICO- MATEMÁTICO DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONECEITO DE NÚMERO

  • Autor
  • Tania Maria Silva Reis
  • Co-autores
  • Marcela Regina Rocha Andrade
  • Resumo
  • O estudo realizado envolveu uma Entrevista Diagnóstica com 12 crianças de 5 a 6 anos, conduzida pela Professora Francely Aparecida dos Santos, como parte do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros. A entrevista teve como objetivo compreender o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nas crianças, através de atividades lúdicas.Na primeira questão, as crianças foram solicitadas a contar objetos em uma mesa e identificar o número 5. A maioria demonstrou compreensão básica de contagem, mas muitas consideraram o número 5 como fixo, independentemente da configuração dos objetos, refletindo a falta de reversibilidade nessa idade, conforme descrito por Kami (1993). Na segunda questão, as crianças foram instruídas a realizar correspondência biunívoca entre fichas de cores diferentes. Todas as crianças realizaram essa correspondência corretamente, indicando uma habilidade básica de correspondência. Na terceira questão, as crianças foram solicitadas a distribuir objetos de cores diferentes em sacos distintos na mesa. A maioria organizou os objetos por cor, mostrando a capacidade de estabelecer categorias, conforme sugerido por Kami (1993).Na quarta questão, as crianças foram apresentadas a duas varetas de tamanhos diferentes e questionadas sobre o percurso de formigas ao longo delas. Aquelas que consideraram as varetas do mesmo tamanho demonstraram uma compreensão mais avançada da conservação de quantidade, enquanto outras não levaram em conta essa diferença. Analisando as respostas, observou-se um desenvolvimento progressivo das crianças, mostrando maior autonomia e firmeza em suas respostas ao longo da entrevista. As considerações finais destacaram a importância de compreender e aproveitar os conhecimentos prévios das crianças, bem como a necessidade de proporcionar atividades desafiadoras e interações significativas para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil. Isso inclui o incentivo ao trabalho em grupo, a troca de ideias e a resolução de problemas, conforme discutido no livro "A criança e o número". Como futuras docentes, é fundamental refletir sobre essas práticas para garantir que os estudantes construam conceitos matemáticos significativos desde cedo, preparando-os para desafios futuros.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Educação Infantil, Conceito de número, Raciocínio lógico-matemático.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)