Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o contar nos dedos ajuda as crianças na compreensão do Sistema de Numeração Decimal. Como procedimento metodológico, foi utilizada a revisão de literatura com base as concepções de Centurión (1995) e Brasil (2013). Como resultados parciais, entendemos que o contar nos dedos desempenha um papel importante no processo de aprendizagem, pois permite que as crianças se conectem a conceitos abstratos de números com objetos físicos, fornecendo uma base sólida para a compreensão matemática. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades de contagem, promove a noção de quantidade e estimula o desenvolvimento motor fino e a coordenação visomotora.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)