A IMPORTÂNCIA DO CONTAR NOS DEDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NAS CRIANÇAS

  • Autor
  • Priscila Ferreira Veloso
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o contar nos dedos ajuda as crianças na compreensão do Sistema de Numeração Decimal. Como procedimento metodológico, foi utilizada a revisão de literatura com base as concepções de Centurión (1995) e Brasil (2013). Como resultados parciais, entendemos que o contar nos dedos desempenha um papel importante no processo de aprendizagem, pois permite que as crianças se conectem a conceitos abstratos de números com objetos físicos, fornecendo uma base sólida para a compreensão matemática. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades de contagem, promove a noção de quantidade e estimula o desenvolvimento motor fino e a coordenação visomotora.

     

  • Palavras-chave
  • Contar nos dedos, Sistema de Numeração Decimal, Crianças do Ensino Fundamental
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)